A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 560.35 com solução para alguns problemas. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 560.35 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.
Novidades do Driver NVIDIA 560.35
Sim. A NVIDIA lançou sua mais nova atualização de driver de vídeo Linux, versão 560.35.03. Ela já está disponível para download e é recomendada para usuários que buscam as últimas melhorias para seu hardware gráfico.
O driver NVIDIA Linux 560.35.03 mais recente resolve problemas de DVI-HDMI e congelamentos de Plasma, melhorando configurações de vários monitores e o desempenho do Wayland.
A versão mais recente do driver aborda vários problemas identificados em versões anteriores. Notavelmente, ela resolve um problema de compatibilidade visto pela primeira vez na versão 555.58, onde certas saídas DVI falhavam ao se conectar com monitores HDMI.
Além disso, a NVIDIA corrigiu um problema significativo que fazia com que o KDE Plasma Shell congelasse ao interagir com applets em um ambiente de compositor Wayland.
Esta atualização também estabiliza a apresentação do vídeo em vários monitores usando o Wayland direct scanout, melhorando significativamente a experiência do usuário.
Além disso, a atualização aborda um bug crítico que poderia levar a travamentos do kernel durante as operações de Kernel Mode Setting (KMS) quando o módulo nvidia_drm era carregado com modeset=0.
Essa correção é crucial para manter a estabilidade do sistema e evitar possíveis travamentos que interrompem a atividade do usuário.
Ao fazer a transição de sua segunda versão beta, a versão 560.31.02, a NVIDIA fez um progresso substancial.
A versão beta abordou problemas generalizados de travamentos com jogos Xwayland e condições de corrida no nvidia-drm. Além disso, corrigiu uma regressão que fazia com que o serviço nvidia-powerd fechasse inesperadamente sob certas condições.
A versão beta também aprimorou o suporte para gerenciamento de exibição externa via PRIME Display Offloading e melhorou o tratamento de eventos ACPI para evitar corrupção de memória em alguns notebooks.
A boa notícia é que essas atualizações foram refinadas e incluídas na versão final 560.35.03. Mas há mais no lado dos recursos.
Mais especificamente, a NVIDIA 560.35 apresenta vários novos que expandem os recursos das soluções gráficas da NVIDIA.
Notavelmente, a atualização do driver adicionou um backend PipeWire ao NvFBC, permitindo melhor suporte de screencasting no Wayland, e introduziu suporte para múltiplos clientes simultâneos na captura direta do NvFBC.
Esses aprimoramentos melhoram o manuseio de multimídia e as configurações de exibição, o que é particularmente benéfico para usuários com configurações de vários monitores.
Em relação ao suporte do desenvolvedor, compilar nvidia-settings da fonte agora requer arquivos de cabeçalho Vulkan.
Por fim, a atualização também estende o suporte a Variable Refresh Rate (VRR) para o Wayland em GPUs e notebooks pré-Volta, uma adição bem-vinda para jogadores e usuários profissionais que exigem desempenho visual mais suave.
Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu
Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.