Driver NVIDIA 560.31.02 lançado com várias correções

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 560.31.02 com várias correções. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 560.31.02 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.

Novidades do Driver NVIDIA 560.31.02

Driver NVIDIA 560.31.02 lançado com várias correções

Após o lançamento beta do driver NVIDIA 560 para Linux do mês passado, onde os módulos de kernel GPU abertos são usados ​​por padrão com GPUs Turing e mais recentes, o driver NVIDIA 560.31.02 Linux estreou hoje em forma estável para a série R560.

O driver NVIDIA 560 beta no mês passado trouxe os módulos de kernel GPU abertos sendo usados ​​por padrão, suporte VRR para notebooks nos módulos de kernel abertos, várias novas extensões EGL para uso XWayland, um backend PipeWire para NvFBC e várias outras correções — incluindo correções Wayland.

Em relação ao lançamento beta do mês passado, o driver NVIDIA 560.31.02 lançado hoje traz apenas correções de bugs.

As correções no driver NVIDIA 560.31.02 Linux incluem:

  • Corrigido um bug que causava travamentos generalizados com jogos Xwayland.
  • Corrigida uma condição de corrida envolvendo propriedade de modeset que poderia levar a erros de tempo limite de evento de inversão ao habilitar o parâmetro do módulo do kernel ‘fbdev’ em nvidia-drm.
  • Corrigida uma regressão que fazia com que o nvidia-powerd saísse quando nvidia-dbus.conf não estava presente no diretório /etc/dbus-1/system.d/.
  • Corrigido um bug que poderia causar corrupção de memória ao manipular eventos ACPI em alguns notebooks.
  • Corrigido um bug que poderia fazer com que monitores externos ficassem congelados até o próximo modeset ao usar o PRIME Display Offloading com a NVIDIA dGPU atuando como o coletor de offload de monitor.

Conforme mostrado em testes recentes, os módulos de kernel aberto da NVIDIA funcionam em paridade com os componentes de código fechado anteriores. Esses módulos de kernel de código fechado ainda estão sendo mantidos para suporte de hardware pré-Turing.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.

Sair da versão mobile