Driver NVIDIA 550.90.07 lançado com várias correções de bugs

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 550.90.07 com várias correções de bugs, e muito mais. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 550.90.07 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.

Novidades do Driver NVIDIA 550.90.07

Driver NVIDIA 550.90.07 lançado com várias correções de bugs
Driver NVIDIA 550.90.07 lançado com várias correções de bugs

Enquanto esperamos pelo grande lançamento do NVIDIA 555 com seu suporte explícito à sincronização de GPU e muitas outras melhorias, a NVIDIA lançou recentemente uma atualização menor para a série NVIDIA 550 com várias correções de bugs, o Driver NVIDIA 550.90.07.

Os destaques do Driver NVIDIA 550.90.07 incluem a capacidade aprimorada do comando nvidia-modprobe de detectar se os módulos do kernel já estão carregados, o que resolve um problema que impedia o nvidia-persistenced de definir o modo de persistência em alguns sistemas.

E isso se aplica aos sistemas Linux, FreeBSD e Solaris.

O Driver NVIDIA 550.90.07 também corrige um bug que poderia causar o travamento do servidor X quando aplicativos gráficos solicitavam drawables de buffer único enquanto certos recursos como a nitidez do Vulkan estavam habilitados, corrige uma condição de corrida que levava a travamentos quando erros de Xid ocorrem simultaneamente em várias GPUs e corrige um bug que pode levar a um kernel panic devido a uma falha na liberação de um spinlock.

Além disso, o Driver NVIDIA 550.90.07 também corrige um bug que poderia fazer com que telas X adicionais reivindicassem exibições que deveriam ter sido atribuídas a uma tela X anterior com base na configuração X fornecida, bem como um bug que poderia causar corrupção quando a extensão GLX_EXT_buffer_age OpenGL é usada no X.Org com descarregamento de renderização PRIME.

Por fim, esta versão desativa temporariamente a extensão OpenGL GLX_EXT_buffer_age no Xwayland para solucionar um bug que poderia causar corrupção. Para mais detalhes, confira as notas de lançamento.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.