Driver NVIDIA 550.135 lançado com melhor suporte ao kernel 6.11

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 550.135 com melhor suporte ao kernel 6.11. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 550.135 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.

Novidades do Driver NVIDIA 550.135

Driver NVIDIA 550.135 lançado com melhor suporte ao kernel 6.11
Driver NVIDIA 550.135 lançado com melhor suporte ao kernel 6.11

Sim. A NVIDIA lançou recentemente o driver gráfico NVIDIA 550.135 como a versão mais recente do “Ramo de produção” para usuários que desejam permanecer no lado estável das coisas e não usar a série “New Feature Branch” do NVIDIA 560.

O NVIDIA 550.135 é uma pequena atualização que melhora apenas o suporte para distribuição executando a série do kernel Linux 6.11, que renomeou drm_fbdev_generic para drm_fbdev_ttm, usando drm_fbdev_ttm quando presente para continuar dando suporte ao acesso direto do framebuffer em compositores Wayland para apresentar conteúdo em kernels mais novos.

Esta versão também adiciona suporte para enumerar modos em eventos hotplug por meio da API DRM fbdev para garantir que o driver possa compilar com kernels Linux mais recentes que removem o output_poll_changed de struct drm_mode_config_funcs.

Também para sistemas Linux, o driver NVIDIA 550.135 atualiza o processo de compilação do módulo do kernel NVIDIA para usar a variável de ambiente CONFIG_CC_VERSION_TEXT do Kconfig do kernel Linux para detectar o compilador usado para compilar o kernel.

A NVIDIA diz que essa alteração pode ajudar a selecionar o compilador correto em sistemas Linux onde o kernel foi compilado com um compilador diferente do padrão.

Além disso, o driver NVIDIA 550.135 está aqui para resolver um bug que impedia que módulos do kernel NVIDIA vinculados usando arquivos de interface do kernel pré-compilados carregassem em versões recentes do sistema operacional Debian GNU/Linux.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Mas se você tiver o driver gráfico NVIDIA instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, é altamente recomendável aguardar até que a nova versão chegue antes de atualizar suas instalações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.