Driver NVIDIA 535.43.03 lançado com melhorias de desempenho

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 535.43.03 com melhorias de desempenho, e mais. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a NVIDIA lançou o NVIDIA 535.43.03 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris.

Novidades do Driver NVIDIA 535.43.03

Driver NVIDIA 535.43.03 lançado com melhorias de desempenho
Driver NVIDIA 535.43.03 lançado com melhorias de desempenho

O suporte para as extensões Vulkan VK_EXT_memory_priority e VK_EXT_pageable_device_memory foi implementado nesta nova versão dos drivers NVIDIA 535.43.03 para GPUs Turing e posteriores.

Outra mudança que se destaca é a implementação de melhorias de desempenho do Minecraft Java Edition nas GPUs da série RTX 3000.

Além disso, também podemos descobrir que nvidia-modprobe foi atualizado para criar links simbólicos em /dev/char ao criar nós de dispositivo /dev/nvidia*. Isso resolve um problema que impedia que os nós de dispositivo funcionassem com versões mais recentes do runc.

Também digno de nota foi a adição do pacote nvoptix.bin que é usado pela biblioteca do mecanismo de rastreamento de raios OptiX, libnvoptix.so.1, bem como suporte estendido aprimorado para Dynamic Boost em laptops para incluir conjuntos de chips Renoir e Cezanne mais antigos, além de chipsets Rembrandt e AMD mais recentes.

No lado das correções, vale a pena mencionar o vazamento de memória no driver NVIDIA GLX, bem como o bug que causou a falha na criação da cadeia de troca Vulkan X11 em GPUs sem um mecanismo de exibição quando VK_KHR_present_id foi usado.

Libnvidia-compiler.so removido do pacote de driver, agora é fornecido por outras bibliotecas de driver e corrigido um bug que impedia que alguns controles no painel de controle de configurações da nvidia funcionassem ao executar um servidor X como um usuário sem privilégios.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionado suporte para controlar tempos de modo de clock de pixel muito altos, como 8K @ 60Hz. .
  • Corrigida a restauração do console em consoles VGA herdados ao usar módulos de kernel GPU abertos da NVIDIA.
  • Adicionadas informações sobre uso e limites de energia à página de configurações do nvidia PowerMizer.
  • API NV_CTRL_GPU_POWER_SOURCE NV-CONTROL atualizada para relatar fontes de energia subdimensionadas.
  • Suporte para a versão 4 do protocolo linux-dmabuf wayland.
  • Correção de um bug que impedia a execução de um compositor Wayland no modo headless em GPUs sem hardware de exibição.
  • Correção de uma regressão de desempenho para Luxmark entre 525.89.02 e 525.105.17.
  • Corrigido um bug que poderia causar um VK_ERROR_NATIVE_WINDOW_IN_USE_KHRerror inesperado sob certas circunstâncias ao recriar superfícies Vulkan.
  • Confiabilidade de suspensão e retomada aprimorada em sistemas UEFI ao usar determinados painéis de exibição.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.