Driver NVIDIA 510.47.03 lançado com suporte ao Kernel 5.17 e Vulkan 1.3

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 510.47.03 com suporte ao Kernel 5.17 e Vulkan 1.3, e mais. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

A empresa também é uma das poucas que produz drivers para Linux. Atualmente ela disponibiliza dois tipos de driver para o Linux: o Latest Production Branch Version e o Latest New Feature Branch Version.

  • Latest Production Branch Version: Traz o driver mais estável
  • Latest New Feature Branch Version: Traz o driver com novas funcionalidades, portanto, menos estável

Agora, a NVIDIA lançou hoje o driver gráfico proprietário NVIDIA 510.47.03 para sistemas Linux, FreeBSD e Solaris, uma versão importante que traz suporte para as mais recentes e melhores tecnologias GNU/Linux e muitas melhorias.

Novidades do Driver NVIDIA 510.47.03

Driver NVIDIA 510.47.03 lançado com suporte ao Kernel 5.17 e Vulkan 1.3

Duas grandes mudanças estão incluídas no driver gráfico NVIDIA 510.47.03 que você deve estar ciente se possuir uma GPU NVIDIA.

O primeiro é o suporte para a próxima série de kernel Linux 5.17 e o segundo é o suporte para a API de gráficos Vulkan 1.3 lançada recentemente.

Outra novidade nesta versão é o suporte para a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050, suporte para decodificação AV1 para o driver NVIDIA VDPAU, um indicador para suporte a BAR redimensionável em sistemas compatíveis, um controle de GUI para definir valores de Nitidez de imagem na página de perfis do aplicativo do painel de controle nvidia-settings e um perfil de aplicativo para evitar um problema de corrupção de imagem no aplicativo Blender.

Entre outras mudanças dignas de nota, o driver gráfico NVIDIA 510.47.03 atualiza o módulo do kernel nvidia.ko para carregar mesmo se nenhuma GPU NVIDIA compatível estiver presente quando um dispositivo NVIDIA NVSwitch for detectado, altera a versão mínima necessária do kernel Linux de Linux 2.6.32 para Linux 3.10, remove o suporte para a funcionalidade NvIFROpenGL e remove o suporte para a biblioteca libnvidia-cbl.so do pacote de driver.

Além disso, a NVIDIA 510.47.03 apresenta um novo daemon chamado nvidia-powerd, que fornece suporte para o recurso Dynamic Boost em sistemas suportados para melhorar o desempenho, bem como um novo parâmetro de módulo chamado peerdirect_support para o módulo de kernel nvidia-peermem.ko, para suporta corretamente GPUDirect RDMA no MOFED 5.0 ​​e versões anteriores.

Suporte a Vulkan tem sido bastante reforçada nesta versão, adicionando suporte para novas extensões, incluindo VK_KHR_dynamic_rendering, VK_EXT_depth_clip_control, VK_EXT_border_color_swizzle, VK_EXT_image_view_min_lod, VK_KHR_format_feature_flags2, VK_KHR_maintenance4, VK_KHR_shader_integer_dot_product, VK_EXT_primitive_topology_list_restart, VK_EXT_load_store_op_none, VK_KHR_present_id, VK_KHR_present_wait e VK_KHR_shader_subgroup_uniform_control_flow.

Além disso, a NVIDIA 510.47.03 corrige um bug que fazia com que os aplicativos Vulkan travassem quando a variável de ambiente __GL_THREADED_OPTIMIZATIONS estava habilitada, corrige um bug que afeta as GPUs Maxwell e Pascal, otimiza o caminho de apresentação em tela cheia Vulkan para X11 e swapchains direto para exibição, e corrige um bug no driver Vulkan onde a decoração de interpolação SPIR-V Centroid não era ignorada quando usada em conjunto com FragCoord.

Vários outros bugs foram corrigidos no driver Vulkan, um em que as ligações de descritores não referenciados não eram ignoradas adequadamente em algumas situações, um em que vkCmdBindDescriptorSets não conseguia lidar adequadamente com pDynamicOffsets para pipelines de computação, um em que alguns sombreadores de Ray Tracing atingiriam o tempo limite, resultando em perda de dispositivo, um em que atributos de entrada não utilizados para um sombreador de vértice corromperiam os qualificadores de interpolação do sombreador e outro em que componentes individuais de entradas baricêntricas não pudessem ser lidos.

Por fim, vários outros bugs e problemas foram resolvidos nesta nova versão, então confira a página de notas da versão para ver se um problema anterior que afetou seu sistema foi resolvido.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, siga essas instruções, ou use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Deixe um comentário

Sair da versão mobile