A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 460.32.03 com suporte para GPUs RTX A6000. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.
NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Agora, a Nvidia lançou o driver de vídeo Nvidia 460.32.03 como a versão mais recente do ramo de produção para sistemas Linux, FreeBSD e Solaris com inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.
Novidades do Driver NVIDIA 460.32.03
Para todas as plataformas suportadas, o driver de vídeo Nvidia 460.32.03 adiciona suporte para GPUs NVIDIA RTX A6000, apresenta um novo local de cache de disco padrão para o OpenGL/Vulkan Shader e altera seu tamanho padrão de 128 MB para 1024 MB e altera a opção AllowEmptyInitialConfiguration
para True
por padrão para evitar falhas ao iniciar o servidor X se nenhum monitor estiver conectado.
Além disso, o Nvidia 460.32.03 suporta melhor os aplicativos que transferem dados entre as superfícies de vídeo VDPAU e a memória do sistema, melhorando a implementação do NVIDIA VDPAU ao usar formatos planar ou semi planar e adiciona um novo token “NoInterlacedModes” à opção “ModeValidation” do driver para restringir a validação de modos entrelaçados.
Apenas para usuários Linux, Nvidia 460.32.03 adiciona suporte para a otimização “Reverse PRIME Bypass” para contornar a sobrecarga de largura de banda de PRIME Display Offload e PRIME Render Offload sob certas condições, adiciona suporte para rotação RandR e reflexão ao usar um drive NVIDIA display controlado como um coletor PRIME Display Offload melhora a estratégia de alocação de memória da nvidia-modeset.ko para reduzir a ocorrência de erros de falta de memória.
Além disso, melhora o suporte para Linux 5.4 LTS e kernels mais recentes que causaram regressões de desempenho ao alocar memória do sistema e melhora o suporte Vulkan, adicionando suporte para várias extensões, incluindo VK_KHR_acceleration_structure, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK_KHR_ray_query, VK_KHR_pipeline_library, VK_KHR_deferred_host_operations, VK_NV_fragment_shading_rate_enums, VK_KHR_fragment_shading_rate, VK_KHR_shader_terminate_invocation, VK_EXT_shader_image_atomic_int64 e VK_KHR_copy_commands2.
Ele também suporta a importação de memória em cache através da extensão VK_EXT_external_memory_host, reduz o consumo de memória do host para a memória do descritor, corrige um problema com as constantes VK_ACCESS_MEMORY_READ_BIT e VK_ACCESS_MEMORY_WRITE_BIT quando são usadas como parte de uma passagem de renderização e corrige um bug que tornava os aplicativos Vulkan falha ao inicializar se o servidor X11 conectado não expôs o suporte GLX.
Várias correções de bugs também estão presentes nesta versão para melhorar a caixa de diálogo de configuração do modo de mosaico SLI das configurações da nvidia para não deixar os monitores habilitados se não forem mais necessários, melhorar o relatório de resoluções de tela dimensionadas configuradas nas configurações da nvidia para RandR, melhore a configuração dos visores DisplayPort Multi-Stream Transport e evite qualquer corrupção ao copiar de um pixmap X11 para uma janela de sobreposição RGB.
Por último, o Nvidia 460.32.03 remove o suporte para vários atributos NV-CONTROL de bloqueio de quadro obsoletos, incluindo NV_CTRL_FRAMELOCK_MASTER, NV_CTRL_FRAMELOCK_SLAVES, NV_CTRL_FRAMELOCK_MASTERABLE e NV_CTRL_FRAMELOCK_SLAVEABLE XMode, e remove o aviso de truncamento XM mais antigo para “string XM” no arquivo de configuração via nvidia-settings.
Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Driver NVIDIA
Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu