Driver Nvidia 450.57 Linux lançado com melhor suporte para apps Vulkan

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 450.57 com melhor suporte para aplicativos Vulkan e mais. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a Nvidia lançou o driver gráfico Nvidia 450.57 para plataformas UNIX, incluindo Linux, FreeBSD e Solaris, uma grande atualização que traz inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.

Novidades do Driver NVIDIA 450.57

Driver Nvidia 450.57 Linux lançado com melhor suporte para aplicativos Vulkan

Logo após o lançamento do Nvidia 440.100 do mês passado, o driver gráfico Nvidia 450.57 está aqui para adicionar suporte ao NVIDIA NGX, suporte ao Image Sharpening para aplicativos OpenGL e Vulkan, além de suporte ao Vulkan direto na tela nos displays DisplayPort conectado via DisplayPort Multi-Stream Transport (DP-MST).

Também foi adicionado suporte de decodificador HEVC 10/12 bits ao driver NVIDIA VDPAU, juntamente com suporte para criar e acessar superfícies de vídeo de 16 bits.

Além disso, o driver gráfico Nvidia 450.57 adiciona suporte à sincronização PRIME ao usar monitores controlados pelo driver AMDGPU como dissipadores de descarga de exibição PRIME, e suporte para monitores conectados à GPU NVIDIA para atuar como dissipadores de descarga de exibição PRIME.

Essa nova versão adiciona uma implementação da extensão glNamedBufferPageCommitmentARB, que estava ausente no suporte do driver da Nvidia à extensão GL_ARB_sparse_buffer, um novo arquivo de documentação que expõe uma lista legível por máquina de GPUs e recursos compatíveis, além de um novo Connector-N nome do conector de exibição alias type.

Também incluído no driver gráfico da Nvidia 450.57, há um suporte melhor ao ambiente de área de trabalho do KDE Plasma quando usado no Wayland e para corrigir um congelamento do painel de plasma quando a composição foi desativada, aprimoramentos nas configurações do Swap Group e melhor suporte para os displays X11 EGL.

De acordo com a Nvidia, a série Nvidia 450 é a última a suportar a interface de captura NVFBC_CAPTURE_TO_HW_ENCODER. A Nvidia recomenda que os usuários usem o NVIDIA Video Codec SDK para codificar quadros capturados com NVENC a partir de agora.

“A série de drivers 450 é a última que suporta a interface de captura NVFBC_CAPTURE_TO_HW_ENCODER da NvFBC, que foi descontinuada desde o NVIDIA Capture SDK 6.0 lançado em 2017. Os futuros drivers da NVIDIA após a série 450 retornarão NVFBC_ERR_UNSUPPORTED se essa interface de captura for solicitada.”

Por último, mas não menos importante, a nova versão habilita as telas de GPU por padrão no X.Org Server 1.20.7 e posterior, remove o suporte para a opção de configuração X “IgnoreDisplayDevices”, estende o suporte ao gerenciamento de energia em tempo de execução dinâmico para desligar a energia da memória de vídeo em certas condições e oferece suporte inicial para a próxima série de kernel Linux 5.8.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Driver NVIDIA 450.57

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Post Views: 287

Sair da versão mobile