Depois de muito tempo na fila, e uma grande espera, finalmente o Driver do controlador do Nintendo Switch será introduzido no kernel 5.16.
Nintendo Switch é o famoso console portátil da Nintendo. Foi lançado em 20 de setembro de 2019 como uma versão exclusivamente portátil e de menor custo do Nintendo Switch.
Esse console suporta a maioria dos jogos do videogame original e possui diversas cores personalizadas, além de alguns acessórios, como os controladores.
E agora, depois de estagnar no ano passado quando foi colocado na fila no branch “for-5.10/nintendo” da HID apenas para não chegar ao HID-next na época, esse limite foi cruzado com o driver do controlador do Nintendo Switch mais recente, agora pronto para ser introduzido no kernel 5.16.
Driver do controlador do Nintendo Switch será introduzido no kernel 5.16
Este driver de código aberto permite que os controladores Nintendo Switch Joy-Con e Pro funcionem no Linux com um driver de kernel principal.
Assim, para aqueles que desejam usar um controlador Nintendo Switch com seus jogos Linux sem recorrer a códigos fora da árvore, isso se tornará uma realidade ainda este ano com o Kernel Linux 5.10.
Este driver hid-nintendo foi desenvolvido independente da Nintendo e é mantido pelo desenvolvedor de código aberto Daniel Ogorchock. Este driver Linux permite que os controladores Nintendo Switch Joy-Con e Pro funcionem em sistemas Linux conectados via Bluetooth e USB.
Além do suporte de entrada de controlador básico, este driver HID também ativa o suporte de LED, modo de ruído, punho de carga e outras funcionalidades padrão dos controladores Joy-Cons e Pro.
Em tempo para a janela de mesclagem do Linux 5.16 abrir no início de novembro, o driver for-5.16/nintendo pousou no for-next da HID, tornando-o parte da solicitação de pull que vai para o Linux 5.16. A fusão com a próxima ramificação do subsistema HID ocorreu no início desta manhã.