A AMD lançou uma nova versão de seu driver para uso com o X.Org Server, o AMDGPU para X.Org 23. Confira as novidades dessa atualização.
Embora a maior parte do suporte a hardware do Linux já venha embutido no kernel, as vezes, é bom usar o driver fornecido pelo fabricante para obter o melhor do equipamento, como é o caso de algumas das placas gráficas da Intel, Nvidia e AMD.
Dito isso, o AMDgpu é o driver de kernel unificado totalmente de código aberto da AMD para suas GPUs no Linux.
Agora, a AMD lançou o xf86-video-amdgpu 23 como sua primeira atualização de driver de vídeo X.Org DDX em um ano.
Driver AMDGPU X.Org 23 lançado com algumas correções
Durante anos, toda a atividade interessante do driver aconteceu dentro dos drivers gráficos/display do kernel DRM/KMS (ou Mesa para os drivers 3D do espaço do usuário) com os drivers X.Org DDX sem muito papel a preencher – especialmente com o driver DDX de configuração de modo de vídeo xf86 genérico sendo bom o suficiente para a maioria dos usuários.
O escopo limitado hoje em dia dos drivers DDX tradicionais e muitos usuários de desktop Linux mudando para o Wayland levaram a que os novos lançamentos de drivers DDX fossem pouco frequentes.
Caramba, já se passaram oito anos desde que a Intel parou de desenvolver seu lançamento xf86-video-intel 3.0 e apenas mudou para xf86-video-modesetting.
Portanto, com o xf86-video-amdgpu 23.0 como a primeira atualização AMDGPU DDX em um ano, há apenas uma dúzia de patches que compõem este lançamento. Vários desses patches também são triviais, como o aumento de versão, atualizações de URL do GitLab e similares.
Há uma alteração para inicializar a extensão PRESENT para a tela da GPU, algumas correções básicas do CRTC, correção da corrupção da tela para GPUs secundárias e, em seguida, atualização do driver para a ABI do xorg-server mais recente.
Mas no geral é uma atualização bastante básica, como era de se esperar.
A lista completa de correções nestas atualizações de driver AMD/Radeon DDX pode ser encontrada na lista de discussão.