Driver AMDGPU para X.Org 18.1 lançado com o Leasing RandR

A AMD lançou uma nova versão de seu driver para uso com o X.Org Server, o AMDGPU para X.Org 18.1. Confira as novidades dessa atualização.


Embora a maior parte do suporte a hardware do Linux já venha embutido no kernel, as vezes, é bom usar o driver fornecido pelo fabricante para obter o melhor do equipamento, como é o caso de algumas das placas gráficas da Intel, Nvidia e AMD.

Driver AMDGPU para X.Org 18.1 lançado com o Leasing RandR
Driver AMDGPU para X.Org 18.1 lançado com o Leasing RandR

No caso especifico da AMD, o driver dessa fabricante está sempre em constante aprimoramento e atualização.

Driver AMDGPU para X.Org 18.1 lançado com o Leasing RandR

A AMD publicou recentemente atualizações raras para seus drivers DDX xf86-video-ati e xf86-video-amdgpu para uso com o X.Org Server.

Esses drivers DDX raramente são atualizados devido a todo o trabalho interessante que acontece nos dias atuais no espaço do kernel (DRM) ou no Mesa e dos amigos, além de muitos usuários executando o DDX genérico do xf86-video-modesetting.

O xf86-video-amdgpu 18.1 atualizado hoje em combinação com o AMDGPU DC com as versões mais recentes do kernel do Linux agora lida com correção de gama e mapas de cores X11 na profundidade de cores Xorg 30.

Há também suporte avançado de gerenciamento de cores em combinação com DC.

Outros trabalhos incluem o leasing de saída RandR necessário para o suporte do SteamVR, correções de robustez para o suporte do TearFree e outras correções.

Enquanto isso, o xf86-video-ati 18.1 DDX tem algumas correções de corrupção de tela, suporte para o leasing de saídas RandR, correções de robustez TearFree e outras correções.

A lista completa de correções nestas atualizações de driver AMD/Radeon DDX pode ser encontrada na lista de discussão.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Marcelo Souza

Entusiasta de software livre, especialista em aplicativos de edição de vídeos e editoração eletrônica, responsável pelo projeto LivreLabs e colaborador no Blog do Edivaldo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.