O projeto DragonFlyBSD lançou mais um atualização do seu sistema BSD, o DragonFlyBSD 6.2. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O DragonFly é um sistema operacional projetado para ser a continuação lógica da série de sistemas operacionais FreeBSD-4.x. Esses sistemas operacionais pertencem à mesma classe do Linux, pois são baseados em ideais e APIs do UNIX.
DragonFly BSD originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matthew Dillon, antigo desenvolvedor do FreeBSD entre 1994 e 2003, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.
Enfim, o FreeBSD-5 é um fork no caminho, por assim dizer, dando à base BSD uma oportunidade de crescer em uma direção inteiramente nova daquela tomada na série FreeBSD-5.
Agora, o DragonFlyBSD 6.2 está disponível como a versão mais recente deste popular sistema operacional de código aberto BSD.
Novidades do DragonFlyBSD 6.2
Emocionante com o DragonFlyBSD 6.2 é finalmente ter suporte a gráficos AMD Radeon modernos através do driver de kernel DRM “AMDGPU” portado do kernel Linux.
O DragonFlyBSD 6.2 tem uma porta do driver AMDGPU Linux, mas é baseado no estado Linux 4.19 comparado ao upstream 5.16, o que significa que RDNA2, Aldebaran e outros bits de última geração não chegaram nem nenhuma das recentes otimizações e recursos.
DragonFlyBSD, juntamente com os BSDs em geral, continuam bastante atrás do Linux quando se trata do suporte ao driver da GPU. Da mesma forma, com o DragonFlyBSD 6.2, há suporte funcional para gráficos Intel Whiskey Lake Gen9.
Outro esforço de portabilidade que vale a pena mencionar para o DragonFlyBSD 6.2 é a adição do NVMM, o hypervisor conduzido para NetBSD e suporta processadores Intel e AMD modernos. O DragonFlyBSD 6.2 contém uma porta completa do hipervisor NVMM para este BSD.
O sistema de arquivos HAMMER2 original do DragonFly continua a ser melhorado.
O HAMMER2 com DragonFlyBSD 6.2 agora tem suporte de crescimento para alterar o tamanho de um volume existente e o xdisk está incluído na compilação para que os discos remotos do HAMMER2 possam ser montados. Essa montagem remota do HAMMER2 ainda é considerada experimental.
Além disso, o HAMMER2 também viu várias correções no DragonFlyBSD 6.2.
O DragonFlyBSD 6.2 também cuida dos problemas de segurança, adiciona suporte ao monitoramento de temperatura da família 19h AMD Zen 3, melhorias no algoritmo de paginação do kernel, suporte makefs FAT, várias atualizações de pacotes e melhorias no DSynth.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o DragonFlyBSD 6.2
A imagem ISO do DragonFlyBSD 6.2 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux