Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)

Projetado para ser um dispositivo de hardware aberto e que pode ser hackeado, o PC portátil de jogos Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes.

O DragonBox Pyra é um computador portátil com tela de 5 polegadas, processador TI OMAP 5, teclado QWERTY e controladores de jogo integrados.

Projetado para ser um dispositivo de hardware aberto e que pode ser hackeado, o pequeno PC vem com o Debian Linux, mas suporta sistemas operacionais alternativos, e você pode usar o Pyra como um computador de uso geral ou uma máquina de jogos portátil.

Depois de anos de desenvolvimento, os primeiros computadores portáteis DragonBox Pyra estão agora sendo montados e enviados para os primeiros clientes que fizeram pedidos.

Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)

Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)
Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)

Apesar da boa notícia, pode demorar um pouco antes que todos os pedidos sejam preenchidos e a equipe por trás do Pyra esteja pronta para comece a enviar unidades para clientes que fizerem novos pedidos hoje.

Parte do hardware do computador parece um pouco desatualizado para um dispositivo que não chegará à porta até o início de 2021, particularmente o processador Texas Instruments OMAP 5432, que é um chip ARM Cortex-A15 dual-core com gráficos PowerVR SGX544-MP2 que foi lançado pela primeira vez em 2013.

Mas realmente não há nada como a DragonBox Pyra no mercado.

Ele tem uma semelhança superficial com PCs de jogos portáteis como o GPD Win 2, mas enquanto alguns hackers conseguiram fazer o Ubuntu e outros sistemas operacionais de código aberto rodarem em computadores GPD, o Pyra foi projetado para rodar software GNU/Linux, tem hardware hackável e software, uma bateria substituível pelo usuário e até mesmo os esquemas do projeto estão disponíveis para download.

Ele também tem mais portas do que você encontrará na maioria dos computadores portáteis, incluindo:

  • 1 x micro HDMI
  • 1 x conector de fone de ouvido
  • 1 x micro USB 3.0 OTG
  • 2 x USB 2.0 Tipo A
  • 1 x micro USB para carregamento e depuração
  • 2 slots de cartão SDXC (externo)
  • 1 x leitor de cartão microSDXC (interno)

O sistema pode ser configurado para inicializar a partir do cartão microSDXC interno, bem como do eMMC, permitindo que você execute facilmente vários sistemas operacionais.
Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)
Outros recursos incluem 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento eMMC, um adaptador que permite conectar o armazenamento eSATA a uma porta USB, um teclado retroiluminado, controladores de jogo com dois sticks analógicos, um D-Pad, quatro botões de ombro e 6 botões de face, uma bateria de 6.000 mAh, luzes de notificação de LED configuráveis, um microfone embutido (mas sem webcam), alto-falantes estéreo e um motor de vibração.

O DragonBox Pyra tem uma tela LCD de 5 polegadas, 1280 x 720 pixels com suporte para entrada de toque resistivo (você pode usar uma caneta passiva, unha ou ponta do dedo, mas a tela não será tão sensível ao toque do dedo quanto os monitores capacitivos usados na maioria dos smartphones).

Ele suporta 802.11a/b/g/n WiFi e Bluetooth 4.1, e há suporte opcional para um modem celular com suporte para redes sem fio 3G e 4G e GPS.
Dragonbox Pyra começou a ser enviado aos clientes (PC portátil de jogos)
Desenvolvido por uma equipe liderada por Michael Mrozek (EvilDragon), o Pyra é uma espécie de sucessor espiritual do computador portátil para jogos Pandora Linux que foi lançado há dez anos, no qual Mrozek também estava envolvido.

O processador do novo modelo, os recursos sem fio e alguns outros recursos podem parecer um pouco anêmicos para os padrões de 2020, mas estão um grande passo em relação ao Pandora, que apresentava um processador TI OMAP3530, uma tela de 800 x 480 pixels, apenas 256 MB de RAM e 512 MB de armazenamento integrado e com velocidades de 802.11g WiFi e USB 2.0.
PC portátil de jogos
Também vale a pena ter em mente que, embora o Pyra esteja disponível para compra, é um dispositivo de nicho projetado para entusiastas de hardware aberto e pode não ser o melhor para todos.

Parte do motivo pelo qual levou quatro anos para levar o Pyra do conceito ao produto de envio é que há uma pequena equipe responsável por projetar e testar o hardware e software e trabalhar com fabricantes capazes de produzir pequenos lotes de hardware a preços razoáveis.

Você pode encontrar informações sobre pré-encomenda na DragonBox Pyra web store ou ler sobre a montagem das primeiras centenas de unidades no fórum Pyra.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.