Doxygen 1.10 lançado com muitas correções

E foi lançado o Doxygen 1.10 com muitas correções, muito mais. Confira as novidades desta importante atualização.

Doxygen é a ferramenta padrão de fato para gerar documentação a partir de fontes C++ anotadas, mas também oferece suporte a outras linguagens de programação populares, como C, Objective-C, C#, PHP, Java, Python, IDL (sabores Corba, Microsoft e UNO/OpenOffice ), Fortran e, até certo ponto, D. Doxygen também suporta a linguagem de descrição de hardware VHDL.

Doxygen pode ajudá-lo de três maneiras:

  • Ele pode gerar um navegador de documentação on-line (em HTML) e/ou um manual de referência off-line (em $\mbox{\LaTeX}$) a partir de um conjunto de arquivos fonte documentados. Também há suporte para geração de saída em RTF (MS-Word), PostScript, PDF com hiperlink, HTML compactado e páginas de manual Unix. A documentação é extraída diretamente das fontes, o que torna muito mais fácil manter a documentação consistente com o código-fonte.
  • Você pode configurar o doxygen para extrair a estrutura do código de arquivos de origem não documentados. Isso é muito útil para encontrar rapidamente seu caminho em grandes distribuições de fontes. O Doxygen também pode visualizar as relações entre os vários elementos por meio de gráficos de dependência, diagramas de herança e diagramas de colaboração, todos gerados automaticamente.
  • Você também pode usar o doxygen para criar documentação normal (como fiz para o manual do usuário e o site do doxygen).

Doxygen é desenvolvido em Mac OS X e Linux, mas está configurado para ser altamente portátil. Como resultado, ele também funciona na maioria dos outros sabores do Unix. Além disso, estão disponíveis executáveis ​​para Windows.

Agora, foi lançado o Doxygen 1.10.

Novidades do Doxygen 1.10

Doxygen 1.10 lançado com muitas correções
Doxygen 1.10 lançado com muitas correções

Sim. Um projeto de código aberto que comemora o dia de Natal com o lançamento de um novo recurso é o Doxygen, o gerador de documentação de código aberto e ferramenta de análise estática que é amplamente utilizado por muitos projetos de código aberto diferentes e suportado por inúmeras linguagens de programação para gerar documentação de código.

A versão Doxygen 1.10 tem dezenas de correções de bugs, uma nova opção “HTML_COPY_CLIPBOARD” para permitir a cópia de fragmentos de código para a área de transferência, suporte de saída JSON para doxyapp, atualizações de tradução e uma série de refatorações e limpezas de código diferentes.

Aqueles que confiam no Doxygen como gerador de documentação de código podem aprender mais sobre o lançamento de Natal de agora através do site do projeto em Doxygen.nl.

Para saber mais sobre o Doxygen 1.10, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Doxygen

Para instalar a versão mais recente do Doxygen nas principais distribuições Linux, consulte a documentação no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.