E o Doom foi portado para funcionar em uma lâmpada inteligente Ikea TRÅDFRI. Confira os detalhes dessa incrível façanha hacker.
Quando foi lançado pela primeira vez em 1993, o Doom foi projetado para computadores que executam o software MS-DOS. Mas o desenvolvedor de jogos id Software lançou mais tarde o código-fonte, e Doom foi portado para rodar em todos os tipos de outras plataformas, incluindo alguns dispositivos muito surpreendentes.
Um dos exemplos mais recentes e impressionantes? Você pode executar o Doom em uma lâmpada inteligente… mais ou menos.
Doom foi portado para funcionar em uma lâmpada inteligente Ikea TRÅDFRI
Conforme documentado em um artigo no next-hack, os desenvolvedores encontraram uma lâmpada inteligente Ikea TRÅDFRI LED caracterizada por um microcontrolador com potência suficiente para lidar com o atirador em primeira pessoa.
Mas os desenvolvedores tiveram que reduzir os requisitos de memória do software e adicionar um pouco de hardware externo para concluir o projeto.
Ainda assim, o resultado final é o DOOM rodando em um sistema alimentado pelo coração pulsante de uma lâmpada.
Em outras palavras, uma lâmpada de US$ 18 hoje tem poder de processamento que é aproximadamente equivalente ao que você teria obtido de um PC de US$ 1.000 três décadas atrás… pelo menos para algumas tarefas.
Dito isso, é preciso muito trabalho para realmente colocar o jogo em execução no hardware da lâmpada inteligente.
A lâmpada possui um processador ARM Cortex-M33 de 80 MHz com 108 kb de memória total e 1 MB de armazenamento flash.
Isso não é RAM suficiente para a maioria dos ports do DOOM, então o desenvolvedor teve que modificar pesadamente o código-fonte para fazer uma versão do jogo que pudesse ser reproduzida no hardware.
E como não há espaço de armazenamento suficiente para os arquivos do jogo, algum armazenamento externo teve que ser adicionado.
Claro, a lâmpada também não tem um display ou dispositivo de entrada.
Portanto, a equipe teve que abrir a lâmpada, extrair a placa do microcontrolador, conectá-la a uma placa de breakout DIY e usá-la para conectar um controlador de jogo caseiro e uma tela de 160 x 128 pixels de 1,8 polegadas.
O resultado final é uma versão totalmente jogável, se não particularmente bonita, de DOOM rodando no coração de uma lâmpada.
Infelizmente, você tem que demolir a própria lâmpada para colocar o jogo em funcionamento. Transformá-lo em um console de jogo pequeno e barato é muito legal. Mas também significa que você provavelmente não usará mais sua lâmpada para iluminar sua casa.
Você pode encontrar mais detalhes sobre todo o projeto no GitHub, no site Next-Hack e no HackADay.