Conheça o Doogee T10, um tablet com 8GB de RAM e mais 5 GB adicionais, chamado pela fabricante de “RAM estendida”.
O Doogee T10 é um tablet Android barato com tela FHD+ de 10,1 polegadas, corpo de alumínio, processador Unisoc T616 e 128 GB de armazenamento eMMC, além de um leitor de cartão microSD para até 1 TB de armazenamento removível.
Disponível no AliExpress por US$ 116 durante uma venda de lançamento, o tablet tem uma especificação incomum que se destaca: enquanto o Doogee T10 tem 8 GB de memória LPDDR4, a empresa afirma que na verdade possui 15 GB de “RAM estendida”.
Doogee T10, um tablet com 8GB de RAM e mais 5 GB adicionais
Mas não se engane com o termo RAM estendida, que em poucas palavras, significa que o tablet aloca parte de seu armazenamento eMMC para uso como RAM. Esta é… uma escolha interessante.
Há muito tempo, os computadores laptop e desktop podem usar o armazenamento como memória virtual.
Mas há desvantagens em usar o armazenamento dessa maneira. Primeiro, a RAM geralmente é muito mais rápida que um disco rígido ou SSD.
Isso significa que, embora este tablet possa tentar agir como se tivesse 15 GB de RAM, provavelmente funcionará mais lentamente do que um modelo com especificações semelhantes que realmente tenha tanta memória.
E segundo, os SSDs e outras formas de armazenamento flash também costumam ter um limite superior de ciclos de gravação.
Embora seja improvável que você atinja esse limite tão cedo ao usar o armazenamento flash eMMC de um tablet para aplicativos, mídia e documentos, usá-lo como memória virtual aumenta a chance de você desgastar o armazenamento flash muito mais rapidamente.
Existem razões para usar memória virtual em um PC.
A RAM geralmente é mais cara que o armazenamento e, se você tiver um PC com apenas 4 GB ou 8 GB de memória, por exemplo, a memória virtual pode ser um salva-vidas ao tentar executar aplicativos que exigem mais memória do que o sistema realmente possui.
Apesar de tudo isso, esse recurso não substitui a memória real DDR ou LPDDR.
E não é como se não tivéssemos visto telefones e tablets Android com 16 GB ou mais de memória. Eles simplesmente não tendem a ser tão baratos quanto o Doogee T10.
Ao todo, não é possível decidir se este tablet com 15 GB de “memória estendida” é apenas uma jogada de marketing para tornar um tablet de 8 GB mais atraente, ou se é uma má ideia oferecer memória estendida/virtual em um tablet Android em tudo.
De qualquer forma, caso você esteja curioso, aqui estão alguns outros detalhes sobre o Doogee T10.
O processador Unisoc T606 possui dois núcleos de CPU ARM Cortex-A75 de 1,8 GHz, seis núcleos Cortex-A55 de 1,6 GHz e gráficos Mali-G57.
Para completar, o tablet tem bateria de 8.300 mAh, câmeras traseiras de 13MP + 8MP, câmera frontal de 8MP, suporte para WiFi 5, Bluetooth, rádio FM e 4G LTE (pelo menos na China). E é fornecido com o software Android 12.