Dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC

A Amazon não lançou um novo Kindle eReader desde 2022, mas isso mudará, pois dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC.

Em um momento em que as empresas têm o hábito de lançar versões atualizadas de smartphones, tablets, laptops e outros gadgets anualmente, é meio revigorante ver que a Amazon não lançou um novo Kindle eReader desde 2022, quando a empresa lançou o Kindle Scribe e um modelo atualizado do Kindle básico.

Mas parece que um novo Kindle está a caminho. Dois novos modelos apareceram no site da FCC esta semana.

Dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC

Dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC
Dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC – Rótulo de “Dispositivo de exibição eletrônico” da Amazon (via FCC.gov)

Sim. Dois novos dispositivos Amazon Kindle apareceram no site da FCC. Embora as listagens não forneçam muitos detalhes sobre os próximos dispositivos, parece que são basicamente duas versões do mesmo modelo.

Se eu tivesse que adivinhar, diria que isso significa que estamos olhando para um novo Amazon Kindle Paperwhite e Kindle Paperwhite Signature Edition (ou algo assim).

Rótulo de “Dispositivo de exibição eletrônico” da Amazon (via FCC.gov)
Há duas evidências disso. As listagens FCC 2A4DH-5688 e 2A4DH-5698 descrevem os próximos produtos da Amazon descritos como Dispositivos de Exibição Eletrônica com suporte para WiFi 5 e Bluetooth LE, mas um tem um recurso descrito como WPT, enquanto o outro não.

Se isso significa Transferência de Energia Sem Fio, então esse seria um dos recursos que diferencia o Kindle Paperwhite Signature Edition 2021 do modelo padrão do mesmo eReader.

A outra evidência? O fato de que o Kindle Paperwhite 2021 é o Kindle mais antigo que a Amazon ainda vende. Embora os Kindles não tenham um cronograma de atualização anual, três anos ainda parece um tempo muito longo entre as atualizações.

Infelizmente, as listagens de produtos não oferecem nenhuma pista sobre recursos novos ou atualizados. No mínimo, eu esperaria uma atualização do processador e possivelmente algumas atualizações para a tela.

Outra possibilidade? Poderíamos ver a Amazon lançar um Kindle Paperwhite com uma tela colorida E Ink. Mas há rumores de que não os veremos até o ano que vem, se é que os veremos.

Também sou moderadamente cético quanto aos planos da Amazon de usar a cor E Ink, a menos que a empresa esteja começando a sentir pressão de concorrentes que adotaram a tecnologia, como Kobo, Onyx BOOX e PocketBook.

Existem algumas vantagens óbvias em usar telas coloridas E Ink com tecnologia Kaleido ou Gallery. Essas telas dão aos leitores a capacidade de visualizar conteúdo colorido ao ler revistas, livros ilustrados, livros didáticos ou quadrinhos, entre outras coisas.

Mas também há algumas desvantagens: o conteúdo colorido é exibido em uma resolução menor do que o conteúdo em preto e branco, as cores tendem a ser muito menos vivas do que em telas LCD ou OLED, e as telas coloridas E Ink tendem a ser um pouco mais escuras do que suas contrapartes em preto e branco.

Como a Amazon já oferece uma linha popular de Fire Tablets que podem ser usados ​​para visualizar conteúdo colorido, não tenho certeza de quanto calor a empresa está sentindo para adicionar cor aos seus dispositivos Kindle.

Mas não seria uma grande surpresa ver a Amazon mergulhar no espaço da E Ink colorida ao oferecer uma tela colorida opcional em pelo menos um dispositivo Kindle que será lançado no próximo ano ou dois.

Só não está claro se algum dos modelos que passaram pela FCC esta semana será esse dispositivo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.