E foi lançado o Docker Desktop 4.36 com novo recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O Docker Desktop é um tipo de IDE composto por Docker Engine, Docker CLI Client, Docker Compose, Docker Content Trust, BuildKit, Kubernetes e Credential Helper com o qual construir rapidamente aplicativos e microsserviços em contêiner.
O Docker Desktop é uma plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, testar e implantar aplicativos em contêineres perfeitamente em diferentes ambientes.
Como você pode ver, o Docker Desktop está preparado não apenas para criar containers, mas também para gerenciá-los com o Kubernetes, tudo através da mesma interface visual.
Além disso, o pacote inclui Docker Extensions, extensões com as quais integrar ferramentas de terceiros ao fluxo de trabalho do Docker Desktop, melhorando suas capacidades ou ajudando sua configuração correta, por exemplo, em termos de segurança.
Tornou-se bastante popular há algum tempo como uma solução integral para gerenciamento de contêineres e só faltou que aparecesse para Linux.
Mas agora, foi lançado o Docker Desktop 4.36.
Novidades do Docker Desktop 4.36
Um dos recursos de destaque nesta atualização é a aplicação simplificada de login para perfis de configuração do macOS. Disponível por meio do Programa de acesso antecipado do Docker, esse mecanismo permite que os administradores de TI apliquem requisitos de login com intervenção manual mínima.
Aproveitando os perfis de configuração, os administradores podem implementar e aplicar políticas rapidamente em todos os dispositivos, garantindo a segurança e maximizando o valor das assinaturas do Docker.
Principais benefícios da aplicação de login:
- Implantação rápida: com soluções de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), os perfis de configuração podem ser implantados rapidamente, permitindo que as equipes de TI apliquem políticas sem configuração manual direta.
- Aplicação à prova de violação: políticas aplicadas, como requisitos de login, não podem ser ignoradas pelos usuários, fornecendo um ambiente seguro para o Docker Desktop.
- Suporte para várias organizações: o novo mecanismo de login oferece suporte a mais de uma organização, oferecendo flexibilidade para usuários que precisam acessar o Docker Desktop em várias contas organizacionais.
A introdução de um novo instalador PKG no macOS também tornou o gerenciamento de implantações do Docker Desktop mais fácil. Projetado para implantações corporativas em larga escala, o instalador PKG oferece vantagens significativas sobre o instalador DMG tradicional, simplificando instalações em massa e aumentando a segurança.
Principais benefícios do instalador PKG:
- Facilidade de uso: instalações automatizadas reduzem etapas manuais e a chance de erros.
- Consistência: as empresas podem oferecer uma experiência de instalação previsível e padronizada.
- Segurança aprimorada: medidas de segurança aprimoradas reduzem os riscos de adulteração e garantem a conformidade.
O instalador PKG está disponível por meio do Admin Console e oferece suporte às arquiteturas Intel e Arm, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos macOS e Windows.
Para usuários do Windows, o Docker Desktop 4.36 também melhora significativamente o Windows Subsystem for Linux (WSL 2). O Docker consolidou as distribuições WSL duplas do Docker Desktop anteriormente necessárias em uma única distribuição mono, disponível no macOS e no Windows.
Essa alteração melhora as velocidades de inicialização e aprimora a capacidade do Docker Desktop de lidar com falhas de forma eficaz. Ao otimizar os fluxos de trabalho de dados, as organizações podem obter:
- Desempenho aprimorado: separação aprimorada entre dados e arquivos do sistema para reduzir a contenção de E/S.
- Gerenciamento de armazenamento aprimorado: melhor utilização do armazenamento separando os dados da unidade principal do sistema.
- Compatibilidade entre plataformas: fluxos de trabalho de dados consistentes em sistemas macOS e Windows.
Por fim, o Docker Desktop 4.36 inclui atualizações para o Enhanced Container Isolation (ECI), fornecendo gerenciamento de contêiner mais flexível, mantendo os padrões de segurança. Os administradores agora podem configurar permissões para permitir que todos os contêineres montem o soquete do Docker, simplificando o acesso sem sacrificar o controle centralizado.
Além disso, o Docker agora oferece suporte a tags curinga para permissões de imagem derivadas, reduzindo a sobrecarga administrativa ao eliminar a necessidade de listar tags de imagem específicas individualmente.
Para saber mais sobre essa versão do Docker Desktop, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Docker Desktop
Se você quiser experimentar o aplicativo, acesse a documentação de instalação para o Linux.