E foi lançado o Docker Desktop 4.35 com suporte para o RHEL, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O Docker Desktop é um tipo de IDE composto por Docker Engine, Docker CLI Client, Docker Compose, Docker Content Trust, BuildKit, Kubernetes e Credential Helper com o qual construir rapidamente aplicativos e microsserviços em contêiner.
O Docker Desktop é uma plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, testar e implantar aplicativos em contêineres perfeitamente em diferentes ambientes.
Como você pode ver, o Docker Desktop está preparado não apenas para criar containers, mas também para gerenciá-los com o Kubernetes, tudo através da mesma interface visual.
Além disso, o pacote inclui Docker Extensions, extensões com as quais integrar ferramentas de terceiros ao fluxo de trabalho do Docker Desktop, melhorando suas capacidades ou ajudando sua configuração correta, por exemplo, em termos de segurança.
Tornou-se bastante popular há algum tempo como uma solução integral para gerenciamento de contêineres e só faltou que aparecesse para Linux.
Mas agora, foi lançado o Docker Desktop 4.35.
Novidades do Docker Desktop 4.35
O gerenciamento do acesso do desenvolvedor aos recursos do Docker geralmente depende do uso de contas individuais, o que introduz riscos de segurança e ineficiências.
Mas não mais. Com o lançamento beta dos tokens de acesso da organização, o Docker deu um grande passo à frente no gerenciamento de acesso centralizado.
Esse novo recurso permite que as organizações gerenciem o acesso no nível organizacional, facilitando a colaboração segura das equipes e reduzindo a sobrecarga administrativa.
Disponível como um recurso beta nesta versão, o Docker Home fornece um hub central unificado onde os usuários podem acessar produtos Docker, gerenciar assinaturas, ajustar configurações e explorar recursos — tudo em um só lugar.
O novo Docker Home também simplifica o gerenciamento de organizações, usuários e processos de integração de administradores. Assim como o future anterior, este também é voltado inteiramente para o segmento empreendedor.
Outro destaque do Docker Desktop 4.35 é o terminal integrado, que agora está disponível para o público em geral.
Anteriormente, os desenvolvedores tinham que alternar entre a CLI e a GUI do Docker Desktop, um processo de troca de contexto que frequentemente interrompia o fluxo de trabalho e a produtividade.
Com o terminal agora incorporado diretamente na GUI do Docker Desktop, os desenvolvedores podem interagir perfeitamente com elementos gráficos e de linha de comando em um único ambiente.
O Docker Desktop 4.35 traz o recurso Volumes Export para disponibilidade geral. Anteriormente parte da extensão Volumes Backup & Share, essa funcionalidade agora está diretamente integrada ao Docker Desktop, simplificando o processo de backup.
Os desenvolvedores podem exportar facilmente backups de dados para locais específicos, tornando o gerenciamento de volume mais simplificado e eficiente.
Além disso, o Docker está lançando recursos como backups agendados e backups de armazenamento em nuvem externo, que estão disponíveis em beta, oferecendo ainda mais opções para proteger dados.
Os usuários de Mac também podem esperar desempenho aprimorado com o lançamento beta do Docker VMM, um hipervisor otimizado para contêiner para Apple Silicon Macs.
Ao otimizar o kernel Linux e a camada do hipervisor, o Docker VMM aumenta significativamente a velocidade de muitas tarefas comuns de desenvolvimento.
Por exemplo, iterar em um grande sistema de arquivos compartilhados agora é até 25 vezes mais rápido com um cache quente em comparação ao Docker Desktop 4.34. Essas melhorias garantem uma experiência mais suave e eficiente para desenvolvedores que trabalham no macOS.
Para experimentar o Docker VMM, basta habilitá-lo nas opções “Configurações” > “Geral” > “Máquina virtual”.
Finalmente, o Docker Desktop agora está disponível para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Com esta versão, os usuários do RHEL podem aproveitar a mesma experiência intuitiva de desenvolvimento em contêineres que o Docker Desktop fornece para outras distribuições Linux.
Para saber mais sobre essa versão do Docker Desktop, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Docker Desktop
Se você quiser experimentar o aplicativo, acesse a documentação de instalação para o Linux.