E foi lançado o Docker Desktop 4.34 com integração com NVIDIA AI, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O Docker Desktop é um tipo de IDE composto por Docker Engine, Docker CLI Client, Docker Compose, Docker Content Trust, BuildKit, Kubernetes e Credential Helper com o qual construir rapidamente aplicativos e microsserviços em contêiner.
O Docker Desktop é uma plataforma de desenvolvimento que permite aos desenvolvedores criar, testar e implantar aplicativos em contêineres perfeitamente em diferentes ambientes.
Como você pode ver, o Docker Desktop está preparado não apenas para criar containers, mas também para gerenciá-los com o Kubernetes, tudo através da mesma interface visual.
Além disso, o pacote inclui Docker Extensions, extensões com as quais integrar ferramentas de terceiros ao fluxo de trabalho do Docker Desktop, melhorando suas capacidades ou ajudando sua configuração correta, por exemplo, em termos de segurança.
Tornou-se bastante popular há algum tempo como uma solução integral para gerenciamento de contêineres e só faltou que aparecesse para Linux.
Mas agora, foi lançado o Docker Desktop 4.34.
Novidades do Docker Desktop 4.34
O recurso mais marcante é a disponibilidade geral do instalador MSI, uma bênção para administradores de TI que gerenciam instalações do Docker em vários ambientes Windows.
Ele simplifica o processo com recursos como instalações interativas e silenciosas, caminhos de instalação personalizáveis e criação automática de atalhos na área de trabalho.
Isso garante que o Docker Desktop possa ser implantado de forma eficiente em configurações empresariais, aprimorando o controle e o gerenciamento em escala.
Além disso, o novo sinalizador “–allowed-org” é particularmente notável, permitindo que as organizações imponham o login com credenciais corporativas, adicionando assim uma camada extra de segurança e conformidade.
O Docker Desktop 4.34 também apresenta recursos de rede de host atualizados, um recurso muito solicitado pela comunidade.
Essa adição permite que os contêineres usem a rede do host diretamente, eliminando a necessidade de configuração de rede adicional e simplificando a integração entre os serviços de rede do host e do contêiner.
Além disso, a versão automatiza a recuperação de espaço em disco no Docker Desktop para Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) e agora compacta automaticamente o disco virtual, liberando espaço não utilizado sem intervenção do usuário.
No lado da autenticação, o Docker Desktop 4.34 oferece um processo de autenticação simplificado baseado em navegador que espelha as experiências perfeitas de ferramentas CLI como o gh do GitHub ou o AWS CLI da Amazon.
Isso automatiza a criação do token de acesso pessoal, reduzindo as etapas manuais envolvidas.
Para dar suporte ao desenvolvimento de IA, o Docker Desktop 4.34 adicionou suporte para integração com o NVIDIA AI Workbench, permitindo assim que os desenvolvedores treinem modelos na nuvem perfeitamente e, em seguida, façam a transição para o desenvolvimento local, oferecendo um fluxo de trabalho unificado que reduz a complexidade e acelera a inovação.
Por último, mas não menos importante, o lançamento também foca na experiência do usuário, com melhorias de UX multiplataforma e introduzindo um armazenamento de imagens containerd, que simplifica o gerenciamento de imagens multiplataforma e agora está habilitado por padrão em novas instalações do Docker Desktop.
Além disso, um sinalizador experimental “–tree” para o comando docker image list fornece uma visualização em árvore de imagens, aprimorando ainda mais a usabilidade.
Para saber mais sobre essa versão do Docker Desktop, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Docker Desktop
Se você quiser experimentar o aplicativo, acesse a documentação de instalação para o Linux.