Em uma decisão controversa, o Docker acabou com a oferta gratuita Docker Free Team e estabeleceu um prazo para a desativação final.
Sim. O Docker divulgou uma má notícia há alguns dias para alguns clientes, principalmente para aqueles que possuem uma conta Free Team. Estes, devem ter recebido um e-mail informando que tinham um mês para mudar para o plano pago (U$ 300 por ano).
Docker acabou com a oferta gratuita Docker Free Team
Docker diz que essas equipes podem fazer a transição para o código aberto patrocinado pelo Docker ou DSOS. Além disso, as equipes recebem uma assinatura gratuita do Docker Team por um ano, mas nunca podem monetizar seu software.
As doações só são permitidas para despesas operacionais.
Tanto os usuários quanto os desenvolvedores que mantêm repositórios com Docker não estão felizes com a notícia. Os desenvolvedores dizem que estão em uma situação difícil por causa de suas imagens, mas também das imagens de outras pessoas em quem confiam.
“Os usuários correm risco porque as imagens que estão usando podem parar repentinamente se o desenvolvedor não conseguir evitá-las com sucesso.
E se o desenvolvedor mudar para o Githubs Container Registry, por exemplo, o URL da imagem ainda precisará ser ajustado, o que também exige que o usuário final seja informado.”
De acordo com vários comentários, como Alex Ellis do OpenFAAS (uma estrutura que permite criar funções sem servidor graças ao uso de contêineres), o e-mail do Docker indica que “as entidades Free Team se enquadram em um legado de nível de assinatura que não existe mais” e acrescentou que “essa camada tinha muitos dos mesmos recursos, preços e funcionalidades de uma assinatura paga do Docker Team.
Se você tiver uma organização Free Team, o acesso a recursos pagos, incluindo repositórios privados, será descontinuado em 14 de abril de 2023… Atualize sua assinatura até 14 de abril de 2023 para continuar acessando sua entidade.”
Também em seu e-mail, Docker observa que os dados das contas que não forem atualizadas serão retidos por 30 dias .
O Docker afirma em uma atualização de sua divulgação que “apenas 2% dos usuários são afetados”, mas provavelmente cerca de 2% dos desenvolvedores que usam repositórios Docker, não 2% de todos os usuários Docker, incluindo clientes que usam apenas o Docker para recuperar imagens.
As imagens de dois por cento dos mantenedores do repositório ainda podem sofrer muitos problemas.
Em caso de recusa, perderiam o acesso aos seus dados. Vale ressaltar que as assinaturas do Docker Team reúnem um conjunto de desenvolvedores dentro de uma única entidade e acesso a um catálogo de repositórios Docker, proposta essa que vem sendo amplamente adotada por diversos projetos de código aberto. Excluí-lo significa perder dados, incluindo imagens do Docker.
Tim Perry, criador do projeto chamado “httptoolkit”, também comentou:
“Eu administro um pequeno projeto de código aberto, mas com alguma receita (apenas o suficiente para viabilizar o desenvolvimento com um único desenvolvedor), o que significa que parece que também não tenho permissão para participar do programa de código aberto.”
A maioria dos que reclamam dessa mudança estão gerenciando projetos de código aberto cujas dependências de construção podem ser quebradas, como o projeto Mamba.
Alguns, como o Livebook, já estão planejando mover todos os contêineres do Docker para o GitHub Container Registry, mas precisarão migrar suas imagens antigas manualmente.
O projeto Kubernetes Kind também está considerando outras opções, todas as quais podem interromper os fluxos de trabalho e exigir uma reconstrução.
Os desenvolvedores também estavam preocupados que seu namespace fosse sequestrado por outros após a remoção, tornando-o vulnerável à distribuição de malware, mas Docker disse que
“Qualquer organização suspeita ou removida não liberará o namespace, portanto não será possível ocupar o namespace antigo.”
Docker também prometeu não suspender uma organização enquanto uma solicitação do DSOS estiver sendo revisada.
Por fim, vale ressaltar que a comunicação inicial dizia que os “dados de organização” das equipes com esta adesão seriam excluídos após 30 dias, portanto, se nenhuma alteração ou ação for feita em 14 de abril às 23:59 UTC, o acesso a todos recursos incluídos apenas em pacotes pagos serão restritos, incluindo repositórios privados.
Observe que essa alteração não afeta as contas do Docker Personal, Docker Pro, Docker Team ou Docker Business, membros do Docker-Sponsored Open Source , Docker Verified Publishers ou Docker Official Images. Para dúvidas, consulte essa página.