Infelizmente, para as pessoas moram em países da União Europeia, a DMA está atrasando os recursos baseados em IA da Apple na UE.
Durante o último WWDC24, a Apple revelou seu conjunto de recursos alimentados por IA. Embora vários cheguem no próximo ano, os usuários receberão alguns dos principais em setembro.
No entanto, parece que os clientes na UE terão de esperar um pouco mais, já que a empresa confirmou um atraso no lançamento do Apple Intelligence.
DMA está atrasando os recursos baseados em IA da Apple na UE
A UE possui a Lei dos Mercados Digitais (DMA) com regulamentos que as empresas devem cumprir para operar nos países membros. O objetivo da legislação é garantir um mercado mais justo para todos os participantes e evitar práticas monopolistas.
A DMA forçou a Apple a fazer grandes mudanças em seu modelo de negócios. Por exemplo, descartando sua própria porta Lightning em favor do padrão USB-C. Ela também teve de permitir lojas de aplicativos de terceiros no iOS.
A Apple tem sido uma das empresas mais afetadas pelo DMA e parece que seus recursos alimentados por IA também estão lutando para cumprir. A empresa confirmou ao Financial Times um atraso na implementação do Apple Intelligence na UE.
Existem outros recursos afetados pelo atraso, como iPhone Mirroring e SharePlay Screen Sharing. Segundo a gigante de Cupertino, estão a trabalhar para que estes serviços cumpram os regulamentos do DMA.
A Apple iria iniciar o lançamento global, incluindo países da UE, em setembro. Embora não haja uma nova data exata para o lançamento, a Apple confirmou que isso não acontecerá este ano no velho continente.
Mais especificamente, o porta-voz da empresa disse:
“Devido às incertezas regulatórias provocadas pela Lei de Mercados Digitais, não acreditamos que seremos capazes de lançar três desses [novos] recursos – iPhone Mirroring, melhorias de compartilhamento de tela SharePlay e Apple Intelligence – para nossos usuários da UE este ano.”
Apple Intelligence é o conjunto de recursos baseados em IA da empresa para iOS 18. Inclui recursos como Genmoji, Image Playground e Ferramentas de escrita, entre outros.
No entanto, os usuários na UE terão de esperar mais alguns meses para usufruir deles. A Apple confirmou que o recurso iPhone Mirroring também não chegará a tempo. Este último permitirá que você use seu iPhone remotamente a partir de um Mac.
O compartilhamento de tela SharePlay é outro recurso que não estará disponível em setembro na UE. Este pretende ser uma ferramenta para facilitar a assistência remota. Ele permite que outra pessoa controle o que acontece na sua tela usando o SharePlay.
É possível que os usuários no Reino Unido recebam todos esses recursos em setembro, uma vez que não fazem parte da UE há anos.
Mas esta não é a única dificuldade relacionada ao DMA que a Apple enfrenta.
Atualmente, uma comissão estuda se a Apple está realmente cumprindo a lei referente a lojas de aplicativos de terceiros. Há dúvidas sobre se a Apple está sendo justa por causa de seu mais recente esquema de taxas para desenvolvedores.