Seu PC não aguenta mais executar a versão mais recente do Ubuntu, Debian ou Fedora? Então conheça algumas distribuições Linux para computadores antigos e descubra qual poderá trazer seu computador à velha forma.
Por causa da indústria de software e hardware e das necessidades atuais, computadores ficam obsoletos muito rápido. Entretanto, isso não significa que você deve deixar seu velho computador parado.
A boa noticia é que existem algumas distribuições Linux para computadores mais antigos, e uma delas, deve servir para o seu PC.
Conheça algumas distribuições Linux para computadores antigos
Confira abaixo algumas das distribuições Linux para computadores antigos e escolha a melhor opção para o seu PC velho.
Quirky
Quirky é um projeto derivado do Puppy Linux que oferece uma experiência de desktop leve e amigável. Essa distribuição Linux é construída usando uma ferramenta personalizada chamado Woof.
Resumindo, Quirky é um fork do Puppy Linux que se destaca por ser oferecer uma “instalação completa”, com recursos especiais de snapshot (instantâneo) e recuperação, e serviço de atualização de pacotes.
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Como instalar o Flash Player Ruffle no Linux via Flatpak
- Ruffle, um emulador que permite rodar os jogos clássicos em flash
- Como instalar o JPEXS Free Flash Decompiler no Linux via Flatpak
LxPup
Imagine uma mistura do Puppy Linux, LXDE e Ubuntu e você tem a distribuição LxPup. LxPup é um projeto interessante que tem como base o ambiente desktop LXDE com o gerenciador de pacotes do Ubuntu.
O LxPup combina todas as vantagens significativas do Puppy Linux – iso de tamanho pequeno, suporte extensivo de hardware, ampla gama de aplicativos embutidos, live cd e instalações frugais, fórum de suporte amigável etc etc, com o leve e moderno ambiente de desktop LXDE.
4MLinux
4MLinux é uma distro muito pequena, quase uma miniatura do que estamos acostumados a ver. Apesar disso, ela é capaz de fazer coisas incríveis.
Ela contém tudo o que é necessário. Atua como distro de recuperação, servidor, equipamento multimídia, e claro, para a rede temos o Links como navegador, cliente IRC, programas como o WifiLan, que facilitam a configuração das conexões.
MX Linux
O MX Linux é um sistema operacional muito leve e fácil de instalar, projetado para combinar um desktop elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade e desempenho sólido.
Basicamente, o sistema é um Debian Stable atualizado pelo backports com aprimoramentos extras do sistema antiX live, que permite experimentar o sistema sem instalar (e muito mais). Ele possui um excelente reconhecimento de hardware, ambiente Xfce, sistema core antiX, ativação automática da maioria dos drivers Broadcom e um instalador UEFI (64 bits).
Requisitos mínimos de hardware da distribuição
- Processador i486 Intel/AMD
- 512 MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- Espaço livre em disco pelo menos 5 GB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça MX Linux – Uma distribuição Linux muito leve
Endless OS
Endless OS é o sistema operacional baseado no kernel do Linux e no desktop GNOME, e que vem pré instalado no computadores Endless (modelos Mini e One).
Segundo a empresa por trás do sistema, o SO e os computadores foram concebidos durante três anos de pesquisa com usuários em favelas e zonas rurais no Rio de Janeiro, Guatemala e Índia. Ou seja, o Endless OS foi desenhado levando em consideração as deficiências de infraestrutura de banda larga em países emergentes.
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça Endless OS – O Linux que vem nos computadores Endless
ToriOS
ToriOS é uma distribuição baseada nas versões de suporte a longo prazo do Ubuntu LTS (atualmente é baseada no Debian Estável) com JWM (Joe Window Manager) com alguma personalização que pode melhorar a experiência do usuário. O sistema operacional também dispõe de suporte para processadores non-pae (não suportado pelas variantes do UBuntu atualmente) e precisa apenas de cerca de 60 MB de RAM para inicializar.
Entre as várias funcionalidades do ToriOS também OBI (One Button Installer) como o instalador padrão, um recurso que permite a instalação, mesmo em computadores pessoais com pouquíssima memória RAM disponível ou que pode salvá-lo e executá-lo a partir de um pendrive.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição
- Processador Intel Celeron, ATOM, Pentium M ou P4
- 256 MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- Espaço livre em disco pelo menos 4 GB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Linux leve: Conheça ToriOS a distro ultra leve baseada no Ubuntu LTS
antiX
antiX é uma distribuição Linux live baseada no Debian Stable. Ela é rápida, leve e fácil de instalar em sistemas compatíveis com Intel-AMD x86. AntiX também pode ser usado como um CD de recuperação de inicialização rápida.
O objetivo do antiX é fornecer um sistema operacional livre e leve, mas totalmente funcional e flexível para usuários recém-chegados e experientes do Linux.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição
- Processador i486 Intel/AMD
- 256 MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- Espaço livre em disco pelo menos 2.7 GB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça antiX – uma distribuição Linux livre e leve
BunsenLabs
BunsenLabs Linux é uma distribuição que oferece uma área de trabalho leve e facilmente personalizável usando o gerenciador de janelas Openbox. BunsenLabs é derivado de Debian Jessie. O projeto é uma continuação da comunidade CrunchBang Linux.
O sistema vem com o gerenciador de janelas Openbox pré-configurado com painel tint2 e monitor do sistema conky. Ele traz uma variedade de temas de harmonização GTK2/3, papéis de parede e configurações conky, além de vários utilitários de configuração e aplicação para a manutenção do sistema.
Pacotes adicionais de desktop, multimídia e hardware vêm pré-instalados para oferecer uma melhor experiência “out-of-the-box”. Não há limite para a personalização: você pode revisar as configurações de desktop na seção de ‘Artwork & Screenshots’ dos fóruns e também hospedar vários tópicos ativos na configuração do conky.
Requisitos mínimos de hardware dessa distribuição
- 1 GB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- Espaço livre em disco pelo menos 10 GB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça BunsenLabs Linux – uma distro leve herdeira do CrunchBang
Linux Lite
Como o próprio nome sugere, Linux Lite é uma distribuição Linux peso pena que não precisa de um super hardware, ou seja, ela pode ser usada facilmente em computadores mais antigos.
A equipe por trás da distro afirma que: “O Linux Lite é totalmente funcional “Out of the box” (fora da caixa, ou como é entregue), isso significa que você não terá que instalar nenhum software extra quando iniciar o computador pela primeira vez.” Isso é muito útil, principalmente para iniciantes, já que eles não precisam sair a procura de alguns aplicativos básicos para instalar.
Linux Lite é baseado no Ubuntu LTS (Long Term Support). A versão LTS dá suporte para 5 anos o que significa que uma vez que você instalar o Linux Lite no seu computador, ele irá fornecer atualizações por 5 anos.
A versão atual do Linux suporta exFAT, Android MTPFS, conexões VPN, Bluetooth e NTP e muitas mais. Alguns dos aplicativos que vem pré-instalados são o Firefox para navegar na web, Thunderbird para ler e-mails, Dropbox para armazenamento em nuvem, VLC Media Player para a reprodução de músicas, o LibreOffice como ferramenta de escritório, Gimp para edição de imagem e Lite tweaks para ajustar o seu ambiente de trabalho.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Linux Lite
- Processador de 700MHz
- 512 MB de RAM
- Tela VGA 1024 × 768
- Unidade de DVD ou USB
- Espaço livre em disco pelo menos 5 GB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição leve Linux Lite
CrunchBang++
CrunchBang++ também é conhecido como CBPP ou #!++ ou CrunchBang Plus Plus. Esse sistema é um clone da distribuição Crunchbang Linux, que era conhecida pela simplicidade e leveza. O projeto continua com o mesmo objetivo de sua fonte de inspiração, que é fornecer um sistema Linux leve e fácil de usar, com boas funcionalidades.
CrunchBang++ é baseada no Debian 8 (Jessie) com a interface de design minimalista, interface simples e elegante, construída em torno do Gerenciador de janelas Openbox. Por causa dessa estratégia, a distro oferece suporte a computadores antigos e é executado nestes, sem qualquer problema.
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição leve CrunchBang++
Bodhi Linux
Bodhi Linux é uma distro rápida e minimalista baseada no Ubuntu 14.04 LTS, que é leve e personalizável, graças ao ambiente de trabalho Moksha e suas aplicações dedicadas.
Para quem ainda não conhece, o ambiente Moksha é um novo fork do bom e velho ambiente de desktop Enlightenment E17, que traz para o sistema todas as capacidades e características do E17, acrescido de várias otimizações, bem como um melhor suporte para GTK+3.
O objetivo do Bodhi Linux é fornecer uma base mínima só, de modo que os usuários possam instalar os aplicativos que deseja usar, por isso, Bodhi Linux vem apenas com alguns aplicativos por padrão.
Resumindo, não há muito software pré-carregado no Bodhi Linux, e por isso ele não é grande em tamanho e quando instalado em computadores mais antigos, é executado bem sem precisar usar muita memória. Mas nem por isso pense que não pode instalar outros aplicativos, pois na verdade você pode instalar qualquer aplicativo que precisar.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Bodhi Linux
- Processador de 1.0GHz
- 256MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- 4 GB de espaço em disco
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição Bodhi Linux
Lubuntu
Como o nome sugere, o Lubuntu é um membro da família Ubuntu, mas com base em ambiente desktop LXDE (ou LXQt). A distribuição suporta computadores mais antigos, mas também pode ser usada em um hardware moderno.
Lubuntu é baseado no Ubuntu, mas tem menos pacotes e é muito mais leve. Aliás, a distro é um dos derivados mais leves do Ubuntu, e por isso, é especializada em velocidade, junto com o suporte a hardware mais antigo.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Lubuntu
- Processador entium II ou Celeron
- 128 MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição Lubuntu
SparkyLinux
SparkyLinux é uma distribuição rolling release (atualização continua) leve, rápida e simples, baseada no Debian testing. Graças a maneira que é distribuída, ela pode ser usada em computadores modernos e também em PC´s antigos.
A distro oferece vários ambientes de desktop leves, incluindo o LXDE, Enlightenment, JWM, KDE, LXQt, OpenBox/JWM, MATE, Razor-QT e Xfce, todos ligeiramente personalizados e com plugins multimídia, uns conjuntos selecionados de apps, além de ferramentas próprias e personalizadas para facilitar diferentes tarefas.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição SparkyLinux
- Processador i486/amd64
- 256 MB de RAM para a versão com o ambiente LXDE, e17, Openbox, GameOver
- 384 MB de RAM para a versão com o ambiente MATE, Razor-Qt
- 2-5 GB de disco rígido
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição SparkyLinux
Puppy Linux
A distribuição Puppy Linux foi criada em 2003, por Barry Kauler e foi desenvolvida do zero, ou seja, não foi baseada em nenhuma outra distribuição.
Ela é extraordinariamente pequena, mas muito completa e possui uma surpreendente gama de aplicações poderosas, além de ser muito rápida.
Puppy Linux utiliza os gerenciadores de janelas JWM e Openbox por padrão, que são bastante simples de usar e usuários iniciantes não terão nenhum problema em se familiarizar com ele.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Puppy Linux
- Processador 333MHz
- 64MB de RAM
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição Puppy Linux
Tiny Core
Tiny Core é uma distribuição Linux que nos permite ter um sistema operacional completo com poucos MB.
Excelente para computadores pessoais antigos, Tiny Core é uma distribuição Live/instalável que é liberada como uma ISO de cerca de 10 MB, com a capacidade para carregar o sistema operacional para a RAM, de modo a tornar o sistema muito rapidamente, mesmo em PC´s bem antigos.
O Tiny Core Linux é um fork do projeto Damn Small, mas agora é completamente independente. Esta pequena distro vem com o ambiente de trabalho FLTK/FKWM e BusyBox por padrão.
A distro possui um painel de controle que permite configurar a resolução de tela, configurar a conexão, o mouse e etc.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Tiny Core
- Processador de 1.0GHz
- 256MB de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- 4 GB de espaço em disco
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Conheça e experimente a distribuição Tiny Core
Xubuntu Core
Xubuntu Core traz o núcleo do ambiente Xfce e alguns extras selecionados para tornar seu “look and feel” igual ao Xubuntu. Todo o resto que normalmente vem pré-instalado é cortado. Sem inchaço, sem frescura, e não há aplicativos externos, como media players ou editores de foto.
Requisitos mínimos de hardware da distribuição Xubuntu Core
- 512 de RAM
- Unidade de DVD ou USB
- 6.1 GB de espaço em disco
Para mais detalhes, veja esse artigo:
Xubuntu Core – uma versão ainda mais leve de um Ubuntu peso pena
Concluindo…
Essas são as principais distribuições Linux para computadores antigos. Mas como todo dia surge uma nova distro Linux, pode ser que existam outras. Fique de olho que atualizarei essas informações em breve.
Se você teve alguma dificuldade ou sabe de alguma dica relacionada ao assunto acima, escreva um comentário e ajude a melhorar esse texto. E não esqueça de compartilhar também, ok?
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o jogo de quebra-cabeça IceMaze no Linux via Snap
- FreeBSD 13 está se preparando para finalmente aposentar o GCC 4.2
- Fedora Games Spin – um fedora voltado para os gamers
- Beta do Driver NVIDIA 435.17 adiciona o PRIME Offloading para Vulkan e OpenGL + GLX
- Novas falhas HTTP/2 expõem servidores da Web a ataques DoS