Procurando uma distribuição flexível, feita para computadores modernos e antigos e compatível com Debian? Então experimente SparkyLinux. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
SparkyLinux é uma distribuição rolling release (atualização continua) leve, rápida e simples, baseada no Debian testing. Graças a maneira que é distribuída, ela pode ser usada em computadores modernos e também em PC´s antigos.
O projeto nasceu em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.
O SparkyLinux baseia-se no ramo de “teste” do Debian e usa um “ciclo de lançamento contínuo” (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários.
SparkyLinux oferece vários ambientes de desktop leves, incluindo o LXDE, Enlightenment, JWM, KDE, LXQt, OpenBox/JWM, MATE, Razor-QT e Xfce, todos ligeiramente personalizados e com plugins multimídia, conjuntos selecionados de apps, além de ferramentas próprias e personalizadas para facilitar diferentes tarefas.
Além da versão principal, voltada para computadores mais modernos e com uma variante para cada ambiente gráfico, a distro está disponível em três versões complementares:
- GameOver Edition: voltada para quem gosta de jogar no Linux;
- Base Editions: versões básicas sem codecs e com ambientes leves como o Openbox ou JWM;
- CLI Edition: sem ambiente gráfico, para quem quer construir um desktop personalizado;
Outra edição especial, o SparkyLinux Rescue fornece um sistema live e uma grande quantidade de aplicativos para recuperação de sistemas operacionais quebrados.
Na prática, SparkyLinux é mais atraente para dois tipos de usuários:
De qualquer forma, o SparkyLinux é um sistema operacional Linux muito funcional. E portanto, se ele serve para as suas necessidades, use e abuse dele.
Baixe e experimente o SparkyLinux
A imagem ISO do SparkyLinux já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux