DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi

Se você quer transformar qualquer TV em um PC para jogos retrô, streaming e mais, conheça o DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi.

A Raspberry Pi é conhecida por fabricar computadores single-board pequenos e de baixo consumo. Mas normalmente você precisa conectá-los a um monitor, mouse, teclado e outros periféricos usando cabos ou conexões sem fio.

E o DigiPort remove pelo menos um desses cabos.

Ele é basicamente um PC-on-a-stick projetado para ser conectado diretamente à porta HDMI de uma TV.

DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi

DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi

É isso mesmo, o DigiPort é um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi e ele foi lançado esta semana por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

Mas, embora já tenhamos visto muitos sticks de PC antes, o DigiPort se destaca porque é alimentado por um Raspberry Pi, o que pode torná-lo um pequeno dispositivo versátil que pode até ser atualizável no futuro.

Isso porque o DigiPort é basicamente uma placa portadora para um Raspberry Pi Compute Module substituível pelo usuário.

No lançamento, a placa foi projetada para funcionar com o Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4), mas se a base do Raspberry Pi mantiver o mesmo formato, tamanho e conectores para um futuro Raspberry Pi CM5, é possível que você consiga atualizar o cérebro de um DigiPort no futuro.

Por enquanto, os patrocinadores do Kickstarter que planejam trazer seu próprio módulo de computação Raspberry Pi podem fazer uma promessa de cerca de 99 dólares australianos (cerca de US$ 70) por apenas um dongle DigiPort.

Ou você pode prometer 195 australianos (cerca de US$ 135) por um “DigiPort Essential Kit” que inclui:

  • DigiPort dongle
  • Raspberry Pi CM4 Lite
  • Dissipador de calor
  • Cartão microSD de 64 GB

Há também um “Gaming Kit” que inclui todos os itens acima, além de um par de controladores de jogo e um “All-in-one Kit” que adiciona um mouse e teclado sem fio, bem como um adaptador de energia.

De qualquer forma, o dongle DigiPort tem uma porta HDMI em uma extremidade que se conecta diretamente à entrada HDMI em uma TV ou monitor, uma porta USB Tipo C para entrada de energia de 5 V e duas portas USB 2.0 Tipo A que podem ser usadas para mouses, teclados, dispositivos de armazenamento e outros periféricos.

DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi

Há também um leitor de cartão SD para armazenamento removível e um receptor IR que permite que você use um controle remoto (que não está incluído) para interagir com o dispositivo do seu sofá.

Se o seu Raspberry Pi Compute Module incluir WiFi e Bluetooth, você também pode usar acessórios sem fio.

Então, o que exatamente você deve fazer com um DigiPort? Quero dizer, depois de adicionar um Compute Module, ele é basicamente um computador desktop completo em um pacote compacto.

Mas o fato de que ele foi feito para ficar pendurado na porta HDMI de uma TV sugere que é algo que você pode usar como um streamer de mídia (não é muito maior que um Chromecast ou Fire TV Stick), um console de jogos retrô (usando RetroPie ou outro software compatível com Raspberry Pi), para mostrar apresentações em uma tela grande ou como um reprodutor de mídia local portátil ou servidor de arquivos.

DigiPort, um stick HDMI alimentado por Raspberry Pi

Sair da versão mobile