E foi lançado o DigiKam DigiKam 8 com suporte melhorado a JPEG-XL, WebP e AVIF, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.
O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.
Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.
Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.
Agora, o digiKam 8 foi lançado oficialmente.
Novidades do DigiKam 8
A maior mudança no digiKam 8.0 é o fato de que o software foi portado para a mais recente estrutura de aplicativo de código aberto Qt 6 para uma experiência mais moderna e preparada para o futuro. No entanto, o aplicativo continua compatível com a API Qt 5.
O suporte a imagens foi bastante aprimorado nesta versão, adicionando configurações de exportação JPEG-XL, WebP e AVIF em todos os lugares, a capacidade de converter imagens JPEG-XL, WebP e AVIF sem perdas durante a importação de sua câmera, JPEG-XL; Conversores WebP e AVIF no Batch Queue Manager, bem como suporte para os formatos JPEG-XL, HEIF, WebP e AVIF como imagens sem perdas para armazenar imagens com versão no editor.
Além disso, o digiKam 8.0 adiciona suporte para imagens float16 (meio flutuante) no TIFF Loader e adiciona suporte para a biblioteca libjasper 4.0 ou posterior nos pacotes para suporte a JPEG-2000.
Sob o capô, o digiKam 8.0 usa ExifTool 12.59, G’MIC-Qt 3.2.2 e Libraw 20230403.
O suporte a metadados recebeu uma nova opção para gravar metadados em arquivos e suporte opcional para gravar operações de metadados em arquivos DNG e RAW com o back-end ExifTool, novas opções para salvar e carregar perfis de configuração no painel Advanced Metadata Settings e um layout otimizado dos metadados Editar plug-in para melhor usabilidade.
O recurso Renomeação avançada agora permite pesquisar itens pelo número de regiões faciais ou sem regiões faciais, suporte para incremento do contador de arquivos para numeração sequencial com a opção [c] ou [c,step], suporte para numeração sequencial aleatória de texto com a opção [r], bem como a capacidade de configurar o primeiro caractere para o modificador exclusivo com {unique:n,c}.
Além disso, o digiKam 8.0 adiciona suporte para verificação ortográfica no widget de texto de legenda, junto com um novo painel de configuração de verificação ortográfica no menu Configuração/Diversos para digiKam e Showfoto, uma nova configuração para listar idiomas alternativos ou traduzidos preferidos no widget de edição de texto, como bem como uma nova ferramenta para executar OCR sobre texto digitalizado.
O digiKam 8.0 também atualiza o QueueManager com uma nova ferramenta que permite atribuir rótulos de seleção automaticamente analisando a qualidade da imagem e duas outras ferramentas que permitem atribuir classificações, escolhas, títulos, legendas e rótulos de cores no lote.
Para completar, a nova versão do digiKam adiciona suporte para caminhos de rede multiplataforma em Coleções, melhora a usabilidade adicionando um novo menu de hambúrguer à barra de ferramentas que aparecerá apenas quando o menu principal estiver oculto e suporte para o SQLite WAL (Write-Ahead-Logging) para o banco de dados de imagens.
Por fim, esta versão adiciona suporte a traduções on-line ao widget do editor de texto de idioma alternativo, juntamente com um novo painel de configuração Localize em Setup/Misc para digiKam e Showfoto, adiciona a capacidade de usar configurações de classificação de qualidade de imagem global ou personalizada em qualquer lugar, adiciona Detecção Estética para classificar imagens usando o modelo de aprendizado profundo e adiciona configurações de Visualização de Ícones para personalizar a visibilidade dos rótulos nas miniaturas.
Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o DigiKam
Você pode baixar o digiKam 8 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.
Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.
E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Como instalar o editor de imagens digiKam no Linux via Flatpak