DigiKam 8.5 lançado com melhorias no gerenciamento de rostos

E foi lançado o DigiKam 8.5 com melhorias no gerenciamento de rostos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 8.5.

Novidades do DigiKam 8.5

DigiKam 8.5 lançado com melhorias no gerenciamento de rostos
DigiKam 8.5 lançado com melhorias no gerenciamento de rostos

A equipe do digiKam anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do digiKam 8.5 como uma nova atualização de manutenção.

Os destaques do digiKam 8.5 incluem vários aprimoramentos e melhorias no recurso de gerenciamento de rostos, graças à integração de modelos de aprendizado profundo no pipeline de rostos para detecção e reconhecimento de rostos mais rápidos e precisos.

O YuNet agora é usado como o modelo padrão para detecção de rostos, oferecendo mais opções de configuração para melhorar a precisão geral e o suporte para ajuste fino da detecção de rostos para cenários específicos.

Por outro lado, o SFace agora é usado como o modelo de aprendizado profundo padrão para reconhecimento de rostos.

Além disso, o algoritmo de correspondência de rostos foi atualizado para exigir que apenas um rosto seja confirmado pelo usuário antes que o digiKam possa começar a reconhecer outros rostos detectados.

O digiKam 8.5 também melhora a usabilidade do rótulo de cores para identificar itens importantes usando rótulos de cores, implementando uma barra de cores de gradiente linear estreita abaixo da miniatura da imagem.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão traz melhor suporte para formato de arquivo TIFF grande com uma nova identificação sólida no banco de dados, melhor suporte para formatos de data e hora, uma nova opção para não desfocar pixels em um alto nível de zoom no modo de visualização, suporte para novas extensões da Apple com o formato de arquivo HEIF, melhorias de usabilidade no gerenciador de progresso e melhor suporte ao OpenCL durante cálculos intensivos com a estrutura OpenCV.

Por baixo dos panos, o digiKam 8.5 vem com um decodificador Libraw RAW atualizado para o snapshot de lançamento contínuo 2024-09-10, uma ferramenta de gerenciamento de metadados ExifTool atualizada para a versão 12.99 mais recente e uma biblioteca compartilhada Exiv2 atualizada para a versão 0.28.3.

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.