E foi lançado o DigiKam 8.3 com novos recursos e várias correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.
O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.
Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.
Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.
Agora, o software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 8.2.
Novidades do DigiKam 8.3
Os destaques do digiKam 8.3 incluem uma nova ferramenta para marcar imagens automaticamente usando um mecanismo de rede neural Deep Learning, que é capaz de reconhecer diversas categorias de objetos, cenas e eventos em fotos digitais, como animais, plantas, veículos, praias, cidades, montanhas, etc.
A nova versão também adiciona uma ferramenta que aplica metadados de uma imagem ou arquivo JSON às suas fotos digitais, uma nova página de configurações para personalizar parâmetros de geolocalização, renova a visualização do vídeo e a apresentação de slides para serem renderizados com Qt6::Multimedia e Qt5::QtAVPlayer (baseado e compatível com FFmpeg 5 e posterior) e adiciona configurações genéricas de proxy de rede.
Além disso, a versão 8.3 do digiKam remove o código da estrutura QtAV mais antigo e sem manutenção, atualiza o binário universal AppImage para usar as estruturas Qt 5.15.12 LTS e KDE Frameworks 5.115, e atualiza a biblioteca LibRaw, que o digiKam usa para ler arquivos raw de câmeras digitais, para o snapshot 2024-02-02.
Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do digiKam adiciona suporte para a API de reconhecimento de imagem Imagga e IA de visão computacional, melhora o suporte para a câmera digital Olympus C-310 em sistemas SUSE Linux e melhora a detecção de imagem das câmeras Sanyo VPC-G200.
Vários bugs foram corrigidos nesta versão para melhorar diversas funcionalidades do aplicativo, como exclusão de arquivos, renomeação ou nomeação de rostos na visualização de imagens, compartilhamento e carregamento de mapas de outros softwares de mapeamento, pontos AF em foco, suporte para imagens XFC criadas com GIMP 2.10.36, marcação facial e muito mais.
Por fim, muitos outros problemas ou travamentos foram corrigidos no digiKam 8.3.
Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o DigiKam
Para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux