E foi lançado o DigiKam 7.5 com refinamentos e correções, e mais. Confira tudo que chega nessa versão e veja como instalar no Linux.
digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.
O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.
Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.
Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.
Agora, foi lançado o digiKam 7.5, uma nova versão do sétimo ramo principal que se dedicou a melhorar sua adaptação a todos os tipos de idiomas e corrigiu erros.
Novidades do DigiKam 7.5
DigiKam 7.5 continua a receber um intenso trabalho que começou neste ramo e que nos ofereceu a renovação do algoritmo de reconhecimento facial (desta vez baseado em Deep Learning)
Esta nova versão menor (mas importante) nos oferece os seguintes novos recursos:
- Internacionalização minuciosamente revisada e especialmente aquelas relacionadas aos suportes da direita para a esquerda. Normalmente, no mundo ocidental, usamos a orientação do texto da esquerda para a direita, mas e no resto do mundo, como árabe, hebraico, chinês, japonês e muitos outros idiomas. Com esta versão, juntamente com uma grande atualização de tradução, testamos e corrigimos todos os principais problemas relacionados ao suporte RTL (da direita para a esquerda).
- Opção Abrir com no menu de contexto do MacOS: Assim como na versão para Linux e Windows, os usuários do MacOS estão clamando por um método alternativo de abrir com para o menu de contexto do digiKam e do Showfoto abrir itens em aplicativos preferidos. Com o digiKam 7.5.0, isso agora é uma realidade.
- Estatísticas dos relatórios do Bugzilla: Para finalizar o anúncio, e dado o intenso trabalho realizado nas correções de bugs, a equipe de desenvolvimento analisou as estatísticas dos relatórios no banco de dados classificados por plataformas suportadas. Você pode ver a análise completa no anúncio.
Embora grande parte do trabalho para esta nova versão, como eu disse, tenha sido realizado por reconhecimento facial com melhorias interessantes, o digiKam também nos oferece novos recursos suculentos.
Vamos revisar o DigiKam 7.5:
- Melhorias no reconhecimento facial, como:
- Taxa de sucesso de 97%.
- Melhorias na agilidade e eficiência no uso dos recursos.
- Possibilidade de detectar rostos não humanos. Também podemos ter nossos animais de estimação registrados!
- Possibilidade de detectar rostos desfocados, cobertos, pintados, parciais, etc.
- Novo suporte para arquivos RAW para novas câmeras como Canon CR3 ou Sony A7R4.
- Suporte aprimorado para imagens no formato HEIF.
- Melhorias no pacote binário com suporte para FlatPak.
- Nova ferramenta, ImageMosaicWall, para criar uma imagem baseada em outra coleção de fotos.
- Novas opções para gravar informações de geolocalização nos metadados do arquivo.
- O plugin HTMLGallery introduz um novo tema chamado “Html5Responsive”.
E, claro, muitas correções de bugs, então parece que teremos a melhor versão do digiKam que seu computador pode ter.
Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o DigiKam
Você pode baixar o digiKam 7.5 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.
Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.
E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux