E foi lançado o DigiKam 7.3 com suporte a ExifTool e muito mais. Confira tudo que chega nessa versão e veja como instalar no Linux.
digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.
O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.
Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.
Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.
Agora, o software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 7.3, uma versão principal que adiciona vários novos recursos e melhorias.
Novidades do DigiKam 7.3
Chegando cerca de três meses após o digiKam 7.2, o lançamento do digiKam 7.3 está aqui para apresentar o suporte oficial para o famoso utilitário ExifTool para lidar com metadados de arquivos em vez do Exiv2.
O digiKam agora apresenta um visualizador de metadados ExifTool na barra lateral de metadados, que pode ser acessado de qualquer lugar dentro do aplicativo.
Segundo os desenvolvedores, a visualização funciona exatamente como a versão Exiv2, incluindo o filtro de entradas de metadados. O ExifTool suporta uma lista maior de formatos de arquivo do que o Exiv2.
Outro novo recurso no DigiKam 7.3 é a adição de uma nova ferramenta que pode ser usada para exportar suas fotos para o serviço de rede social iNaturalist para biólogos, cientistas cidadãos e naturalistas.
O digiKam 7.3 também apresenta um conversor DNG atualizado para melhor suportar recursos modernos em arquivos RAW originais e alvos Negativos Digitais (DNG), adiciona melhor suporte a FITS (Sistema de Transporte de Imagem Flexível) astro-foto e MPO baseado em JPEG (Formato Multi-Imagem) formatos e melhora as ferramentas de apresentação de slides e apresentações.
No DigiKam 7.3 também foram feitas melhorias na localização de funcionalidades duplicadas para aproveitar as vantagens dos recursos de vários núcleos do hardware para acelerar a pesquisa no banco de dados. Além disso, esta versão adiciona suporte para formatos de imagem extras como HEIC e WEBP, bem como várias correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o DigiKam
Para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Muito bom amigo, vc tem contribuído muito com os usuários do linux.