E foi lançado o DietPi 9 com melhorias para RPi, correções, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
Sistema operacional Debian mínimo altamente otimizado. O DietPi é extremamente leve em sua essência, com recursos de baixo consumo de memória/processo e DietPi-RAMlog instalado por padrão, para obter o desempenho máximo do seu dispositivo.
Instale de forma rápida e fácil softwares populares “prontos para rodar” e otimizados para o seu sistema. Longe vão os dias de ler guias de mais de 5 páginas, o DietPi faz tudo por você, dando-lhe mais tempo para aproveitar o software de que você precisa.
DietPi é destinada ao uso em placas ARM e RISC-V como Raspberry Pi, Orange Pi, NanoPi, BananaPi, entre outras.
Este é um sistema operacional baseado em Debian projetado para o Raspberry Pi, ele se concentra em eliminar toda a desordem para fornecer um sistema operacional leve e elegante que ainda pode fazer trabalho pesado.
Com imagens a partir de 400 MB, é altamente otimizado para uso mínimo de recursos de CPU e RAM, garantindo que seu Raspberry Pi sempre funcione com todo o seu potencial.
A lista de softwares incluídos inclui centros de mídia como Kodi e Emby, clientes de torrent, sistemas de backup em nuvem como ownCloud e até suporte para WordPress.
Agora, foi lançado o DietPi 9.
Novidades do DietPi 9
Sim. Foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do DietPi 9.0, que marca as compilações geradas com o Debian 10 como obsoletas e desde este lançamento as compilações mínimas suportadas são com o Debian 11, também estão incluídas melhorias no suporte ao Raspberry Pi 5 e outras coisas.
Nesta nova versão apresentada do DietPi 9.0, foi eliminado o suporte para compilações baseadas no Debian 10 (eles atualizaram as compilações baseadas nos repositórios Debian 11) com o qual agora a versão mínima suportada do Debian foi elevada para os sistemas Bullseye e Buster será migrado automaticamente para uma compilação dedicada.
Além disso, a versão mínima do DietPi para suportar atualizações diretas para o DietPi 9.0 foi elevada para a versão DietPi 7.0.
Os sistemas mais antigos passarão por um processo de duas etapas: primeiro, eles serão atualizados para DietPi 8.25 por meio de uma ramificação separada e depois para DietPi 9.0 por meio da ramificação principal, desde que atendam aos requisitos de lançamento do Debian.
Outra novidade que a nova versão apresenta é que foi gerada uma nova imagem para a versão da placa Orange Pi Zero 3 com 1,5 GB de RAM, além de mais trabalhos sendo feitos para melhorar o suporte ao Raspberry Pi 5, como o script de migração de firmware para teste, ele foi retrabalhado para permitir selecionar/desmarcar pacotes opcionais do kernel, em vez de instalar todos eles.
Também digno de nota é que os pacotes do cliente do jogo Moonlight foram adicionados às compilações baseadas no Debian 12 e o Logitech Media Server foi reativado para Bookworm e Trixie, que agora compila a partir de compilações nigtly em vez de lançamentos.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Na ferramenta DietPi-Banner, o uso do disco agora é exibido em vez do espaço livre, incluindo o tamanho total do disco e a porcentagem usada.
- Dependências de compilação atualizadas para ARM e RISC-V e mudança para a visualização recente do PyPI em vez de extrair dos repositórios de ramificação de desenvolvimento.
- Em vez de espaço livre na unidade, a proteção de tela mostra o tamanho da unidade e o espaço usado como uma porcentagem.
- Resolvido um problema em que o WiFi e o Bluetooth integrados não funcionavam no Orange Pi 3B porque o módulo do kernel relacionado não estava carregado.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o DietPi 9
A imagem ISO do DietPi 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux