E foi lançado o DietPi 8.25 com melhorias de suporte, correções, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
Sistema operacional Debian mínimo altamente otimizado. O DietPi é extremamente leve em sua essência, com recursos de baixo consumo de memória/processo e DietPi-RAMlog instalado por padrão, para obter o desempenho máximo do seu dispositivo.
Instale de forma rápida e fácil softwares populares “prontos para rodar” e otimizados para o seu sistema. Longe vão os dias de ler guias de mais de 5 páginas, o DietPi faz tudo por você, dando-lhe mais tempo para aproveitar o software de que você precisa.
DietPi é destinada ao uso em placas ARM e RISC-V como Raspberry Pi, Orange Pi, NanoPi, BananaPi, entre outras.
Este é um sistema operacional baseado em Debian projetado para o Raspberry Pi, ele se concentra em eliminar toda a desordem para fornecer um sistema operacional leve e elegante que ainda pode fazer trabalho pesado.
Com imagens a partir de 400 MB, é altamente otimizado para uso mínimo de recursos de CPU e RAM, garantindo que seu Raspberry Pi sempre funcione com todo o seu potencial.
A lista de softwares incluídos inclui centros de mídia como Kodi e Emby, clientes de torrent, sistemas de backup em nuvem como ownCloud e até suporte para WordPress.
Agora, foi lançado o DietPi 8.25.
Novidades do DietPi 8.25
A nova versão do DietPi 8.25 foi lançada recentemente e implementou grandes melhorias de suporte para ambas as placas existentes, além de ampliar sua compatibilidade com novas placas e também com melhorias significativas.
Nesta nova versão do DietPi, 8.25, são destacadas as melhorias que ampliam sua compatibilidade e otimizam o desempenho em diversas placas (SBC) e introduz duas novidades: o Orange Pi 3B, equipado com um processador Rockchip RK3566 quad-core, e o PINE64 STAR64, baseado em RISC-V e equipado com uma CPU SiFive quad-core StarFive JH7110 e GPU BX-4-32 da Imagination Technology.
Além disso, o DietPi 8.25 destaca o suporte inicial ao mais recente Raspberry Pi, o Raspberry Pi 5, o que implica uma alteração nas configurações do kernel e de outros componentes, com a introdução de nomes atualizados, como o pacote linux-image. -rpi-2712 e uso do kernel linux-image-6.1.0-rpi4-rpi-2712.
Entre as melhorias para placas existentes, no caso do Raspberry Pi é mencionado que foram implementadas alterações no gerenciamento de boot, com a partição FAT passando de /boot para /boot/firmware.
Embora esta modificação ainda esteja em beta devido a possíveis problemas com scripts existentes, espera-se que ela forneça uma experiência de usuário mais eficiente no longo prazo.
Outra novidade que esta versão do DietPi 8.25 apresenta é a atualização das compilações que agora são baseadas nos repositórios Debian 11 e Debian 12.
As melhorias na placa Quartz64 também são destacadas, pois agora ela utiliza o kernel Linux 6.6.7 e U-Boot 2023.10.
Esta atualização promete melhor desempenho e corrige o bug de que o endereço MAC Ethernet integrado, que anteriormente mudava a cada processo de inicialização, agora permanece estático.
Das outras mudanças presentes no DietPi 8.25, destacam-se:
- O NZBGet foi migrado para o novo repositório do mantenedor do projeto, pois o autor original interrompeu o desenvolvimento.
- Corrigido um problema no Proxmox em que o agente convidado QEMU nem sempre era instalado automaticamente na primeira inicialização.
Corrigido um problema em sistemas RPi 4 de 32 bits (mas com o kernel de 64 bits habilitado) onde variantes de pacotes incorretas poderiam ser instaladas durante as fases de patch. - Corrigido um problema em que a atualização ou restauração de backups entre diferentes versões da distribuição poderia estar incompleta.
- Corrigido um problema nos sistemas Bullseye e Bookworm em que o login inicial na UI da web falhava porque o banco de dados era muito antigo.
- Corrigido um problema em sistemas RPi Bookworm em que a instalação do Kodi falhava devido à falta de um diretório.
- Corrigido um problema em que a atualização da web não funcionava com Lighttpd devido a uma regra de reescrita incorreta.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o DietPi 8.25
A imagem ISO do DietPi 8.25 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux