Criado para desenvolvedores, mas com forte apelo para quem não é desenvolvedor, o DevToys agora está disponível para Linux.
DevToys é descrito como um “canivete suíço para desenvolvedores”, as coisas de repente fizeram mais sentido. É basicamente um conjunto de ferramentas comuns de desenvolvedor reunidas em um único utilitário compatível com off-line.
E, agora, o DevToys agora está disponível para Linux.
DevToys agora está disponível para Linux
DevToys incorpora 30 ferramentas para “ajudar nas tarefas diárias de desenvolvimento”, economizando tempo e esforço de programadores, codificadores e construtores de web como parte de seu fluxo de trabalho e talvez aliviando a frustração que muitas vezes decorre da alternância entre diferentes aplicativos, ferramentas CLI e sites.
DevToy é conveniência.
Cada tarefa que ele realiza pode ser realizada usando outro software, plug-ins, ferramentas de linha de comando, sites ou o bom e velho esforço manual. O benefício que ele oferece é que todas essas ferramentas estão presentes, acessíveis e fáceis de encontrar em um só lugar.
Embora destinadas a desenvolvedores, uma série de ferramentas incluídas também podem ser úteis para não desenvolvedores, por exemplo, comparação de texto, conversão de maiúsculas e minúsculas, reordenação de listas, geração de texto de espaço reservado, compactação de imagens JPEG e PNG e assim por diante.
DevToys 2.0 oferece 30 ferramentas, incluindo: –
- Conversores para JSON <> YAML, data, bases numéricas
- Codificadores/Decodificadores para HTML, JWT, Base64, GZip, códigos QR
- Formatadores para JSON, SQL, XML
- Geradores incluindo hash, checksum, Lorem Ipsum, senhas
- Ferramentas gráficas como simulador de daltonismo, compressão/conversão de imagens
- Testadores para JSONPath, RegEx e XML
- Auxiliares de texto para visualizar markdown, comparar texto, alterar maiúsculas e minúsculas, reordenar
DevToys também possui ‘detecção inteligente’ para sugerir as melhores ferramentas com base no conteúdo da área de transferência (procure um ícone de lâmpada), fornece uma versão CLI separada, e é extensível: qualquer pessoa pode criar/adicionar ferramentas e disponibilizá-las para instalação de outros usuários do DevToys.
Um painel de configurações bem abastecido inclui botões e opções para personalizar o comportamento e a aparência do aplicativo e ajustar o editor de texto, por exemplo, escolher uma fonte, mostrar/ocultar números de linha, ativar o destaque de linha, usar quebra automática de texto e assim por diante.
O desenvolvedor escreveu sobre a jornada do aplicativo UWP somente para Windows até a ferramenta de plataforma cruzada, abordando os desafios, compromissos e considerações envolvidas na construção de um aplicativo .NET de plataforma cruzada que funciona em macOS e Linux, além do Windows.
Porém, não espere uma sensação verdadeiramente nativa no Linux.
Embora o aplicativo DevToys Linux use um wrapper GTK e uma moldura de janela, a UI real com a qual você interage não é construída usando widgets GTK, nem segue o GNOME HIG.
Além disso, acho que as interações da interface do usuário podem parecer lentas, mas maximizar o aplicativo resolve o problema.
E embora o aplicativo promova a integração do sistema que inclui detecção automática do modo claro/escuro, isso não parece funcionar no Ubuntu 24.04 LTS.
Felizmente, uma configuração manual do modo de tema está incluída, caso você prefira (e espero que a maioria prefira) executá-lo no modo escuro.
Baixe DevToys para Linux
Pegue a versão mais recente na página de lançamentos do DevToys no Github ou na página de download do site.
Há uma opção de instalador DEB ou compilação binária para usuários do Ubuntu, mas observe que a série 2.x está classificada como software de “pre-release” (pré-lançamento) no momento.
Não quer instalar um aplicativo para isso?
Alguém adorou a ideia do DevToys, mas não o formato, então construiu um fork baseado na web chamado WebToys. Ele funciona na maioria dos navegadores modernos e fornece a maioria (ainda não todos) dos utilitários e auxiliares presentes no DevToys.