Detecção de rastreadores de localização indesejada chegou ao iOS e Android

Anunciada recentemente pela Apple e Google, a detecção de rastreadores de localização indesejada chegou ao iOS e Android.

Na segunda-feira, a Apple e o Google anunciaram em conjunto um novo recurso de privacidade que avisa os usuários de Android e iOS quando um dispositivo de rastreamento Bluetooth desconhecido viaja com eles.

Detecção de rastreadores de localização indesejada chegou ao iOS e Android

Detecção de rastreadores de localização indesejada chegou ao iOS e Android

Sim. A detecção de rastreadores de localização indesejada chegou ao iOS e Android. Chamado de detecção de rastreadores de localização indesejada, o novo recurso começou a ser lançado ontem em dispositivos Apple como parte do iOS 17.5 e para usuários do Google em dispositivos Android 6.0+.

Este novo recurso foi anunciado em maio de 2023, quando as empresas divulgaram que estavam trabalhando juntas para criar um rascunho de especificação conjunto intitulado ‘Detecting Unwanted Location Trackers’.

Nos iPhones, os usuários agora receberão alertas informando “[Item] encontrado em movimento com você” se um dispositivo de rastreamento Bluetooth desconhecido for visto movendo-se com eles ao longo do tempo, independentemente da plataforma com a qual esteja emparelhado.

Os usuários do Android receberão um alerta semelhante intitulado “Rastreador viajando com você”.

“A Apple e o Google trabalharam juntos para criar uma especificação da indústria – Detecting Unwanted Location Trackers – para dispositivos de rastreamento Bluetooth que torna possível alertar os usuários tanto no iOS quanto no Android se tal dispositivo estiver sendo usado inadvertidamente para rastreá-los”, diz o anúncio conjunto do Google e da Apple.

“Isso ajudará a mitigar o uso indevido de dispositivos projetados para ajudar a rastrear pertences.”

Clicar nos alertas exibirá o identificador do rastreador e permitirá que o usuário reproduza um ruído no rastreador (se compatível) para ajudar a localizá-lo. O recurso também incluirá instruções sobre como desativar o dispositivo de rastreamento.

A Apple e o Google afirmam que AirTag e acessórios de rede Find My de terceiros já são compatíveis com o novo recurso, com Chipolo, eufy, Jio, Motorola e Pebblebee se comprometendo a tornar produtos futuros compatíveis também.

No entanto, dispositivos de rastreamento mais antigos que não suportam a especificação continuarão a ser capazes de rastrear pessoas sem serem detectados pelo novo recurso.

Embora os dispositivos de rastreamento Bluetooth tenham usos legítimos, eles também têm sido usados por abusadores e perseguidores para rastrear a localização de uma pessoa sem o seu conhecimento.

Como esses dispositivos são pequenos, eles podem ser facilmente colocados na bagagem, nas bolsas ou nos bolsos da jaqueta de uma pessoa sem o seu conhecimento.

Embora a Apple já tivesse incluído recursos que permitem aos usuários encontrar dispositivos AirTag próximos que poderiam ser usados indevidamente para rastrear indivíduos, as vítimas relataram que eram comumente avisadas com atrasos de até 12 horas, conforme revelou um relatório do New York Times.

Sair da versão mobile