Desktop windowing está chegando aos tablets Android

Para permitir que usuários visualizem vários aplicativos ao mesmo tempo, o Desktop windowing está chegando aos tablets Android.

Em breve, você poderá usar o sistema operacional Android do Google mais como um sistema operacional de desktop… pelo menos em tablets ou outros dispositivos com telas grandes.

O Google lançou uma prévia para desenvolvedores de um novo recurso de “desktop windowing” que permite que os usuários visualizem vários aplicativos ao mesmo tempo, executando cada aplicativo em uma janela que pode ser redimensionada e reposicionada em qualquer lugar da tela.

Desktop windowing está chegando aos tablets Android

Desktop windowing está chegando aos tablets Android

Até agora, o recurso está disponível apenas em um Google Pixel Tablet executando o Android 15 QPR1 Beta 2, mas o Google está incentivando os desenvolvedores a preparar seus aplicativos para oferecer suporte ao recurso, sugerindo que ele pode ser implementado de forma mais ampla no futuro.

O Android é um sistema operacional que foi desenvolvido originalmente para smartphones com telas pequenas, então não é surpresa que, quando foi lançado, o Android só suportava a visualização de um aplicativo por vez, com cada aplicativo sendo executado em tela cheia.

Isso começou a mudar quando o Android 7.0 foi lançado em 2016. Um dos principais novos recursos desse lançamento foi um recurso básico de várias janelas que permitia aos usuários ver dois aplicativos em janelas lado a lado (ou empilhados um sobre o outro na orientação retrato).

Mas os usuários ainda não tinham o mesmo tipo de flexibilidade que obtêm dos sistemas operacionais de desktop. Então, alguns desenvolvedores terceirizados intervieram e desenvolveram suas próprias interfaces de usuário no estilo desktop para Android.

Alguns sistemas operacionais de desktop baseados em Android, como o RemixOS, ficaram para trás. Outros, como o Bliss OS, ainda estão em andamento.

E empresas como Samsung e Motorola criaram seus próprios modos de várias janelas que permitem que você use o Android mais como um sistema operacional de desktop ao usar um tablet ou ao conectar um smartphone a um monitor externo.

O Google até criou suporte a várias janelas para aplicativos Android no ChromeOS… mas até agora o sistema operacional Android padrão da empresa só teve suporte limitado e experimental para gerenciamento de janelas “de forma livre”.

Agora parece que a Microsoft está levando a sério o suporte a várias janelas para dispositivos Android com telas maiores.

Além de permitir que você veja vários aplicativos ao mesmo tempo, este novo modo de visualização suporta várias instâncias de um único aplicativo, permitindo que você veja duas páginas da web em janelas separadas do navegador, por exemplo, ou crie um novo documento enquanto continua a olhar para um existente.

O novo modo permitirá que os usuários visualizem vários aplicativos lado a lado, com um aplicativo sobreposto ao outro, ou de qualquer outra forma que os usuários consigam encaixar seus aplicativos em uma tela.

Há uma barra de tarefas na parte inferior da tela que mostrará os aplicativos que um usuário fixou, bem como um botão que pode ser tocado para abrir a gaveta de aplicativos completa.

E há uma barra na parte superior de cada janela que inclui ícones para fechar ou maximizar janelas, juntamente com outras funções que um desenvolvedor pode adicionar.

O Android ainda é, antes de tudo, projetado para executar aplicativos em tela cheia, e é assim que os aplicativos serão abertos quando iniciados pela primeira vez.

Mas em dispositivos que suportam janelas de desktop, os usuários poderão pressionar e segurar uma barra na parte superior de uma janela de aplicativo em tela cheia e, em seguida, arrastar o aplicativo em direção ao centro da tela para que ele seja executado em uma janela menor que pode ser redimensionada ou movida.

Em dispositivos com teclados, você também pode alternar para janelas de desktop pressionando Ctrl+Down+a tecla “meta” (tecla Search em Chromebooks, Command em MacBooks ou tecla Windows em sistemas Windows).

Você pode encontrar mais detalhes em um artigo no Android Developers Blog.

Sair da versão mobile