Se você curte o ambiente e seu visual e quer usar o desktop do Ubuntu Budgie no Debian, a boa notícia é que um novo pacote permite instalar.
Existem alguns usuários que são claros sobre qual desktop usar: bem, se a versão principal do Ubuntu, Fedora ou Debian é o GNOME, então é com isso que vou ficar.
Depois, há aqueles de nós que, mesmo hesitando, escolhem um porque já tentamos muito e estamos confortáveis. Há um terceiro grupo que não é tão fácil com tantas opções, porque a verdade é que há muito por onde escolher. Uma boa opção é o que o Ubuntu Budgie oferece.
Embora o Budgie seja um desktop, quem está por trás dele também está por trás do Ubuntu Budgie. Ele pode ser instalado em qualquer distribuição que tenha os pacotes em seus repositórios, e o Budgie em breve poderá ser instalado no Debian. Bem, a verdade é que você já pode, embora seja uma v0.0.1 que está em fase de testes e seu uso é recomendado apenas em Debian Testing.
Desktop do Ubuntu Budgie no Debian? Um novo pacote permite instalar!
A versão mais recente do desktop é Budgie 10.6, e foi lançada no início de março. O que eles enviaram para o GitHub é o pacote para o Debian (nesse endereço):
Segundo
“A tag de lançamento v0.0.1 foi feita junto com um pacote budgie-desktop-environment que pode ser instalado em uma versão de teste do Debian https://github.com/UbuntuBudgie/debian-bde/releases/tag/v0.0.1. Por favor, tente o pacote .deb. Os aplicativos padrão do pacote são descritos aqui https://github.com/UbuntuBudgie/debian-bde/blob/main/debian/control. Isso foi testado no Debian Testing via instalação netinst – nenhum ambiente de desktop anterior foi instalado.”
No momento existem bugs conhecidos ou coisas que poderiam ser melhoradas, como que eles gostariam de ocultar o menu de ajuda do GNOME, e até agora não o fizeram porque o Debian se comporta de maneira diferente do Ubuntu, onde normalmente adicionam NoDisplay no arquivo .desktop, e me pergunto se esse recurso não existe no Debian.
Em suma, é uma nova opção para experimentar, especialmente para quem procura algo novo e usa o Debian Testing.