DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4

Conheça a placa DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4, alimentada por até 6 dispositivos Raspberry Pi Compute Module 4.

Você sabe o que é mais poderoso do que um módulo de computação Raspberry Pi 4? Seis dispositivos Raspberry Pi Compute Module 4 conectados em um cluster que permite que eles trabalhem juntos.

E a nova DeskPi Super6C é uma placa-mãe mini ITX projetada para facilitar a criação exatamente desse tipo de computador em cluster.

DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4

DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4
DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4

Disponível na DeskPi por US$ 200 (ou na Amazon por US$ 250), a placa de 170 x 170 mm (6,7″ x 6,7″) possui conectores para até seis módulos Raspberry Pi CM4, além de tudo o que você precisa para adicionar armazenamento, resfriamento e E/S dispositivos.

O que não vem com nenhum módulo de computação Raspberry Pi. Você precisará trazer o seu próprio, se já tiver alguns (ou encontrar uma loja que os tenha em estoque).

A placa Super6C mini ITX possui seis slots M.2 2280, permitindo que você adicione um SSD PCIe Gen 2 x1 para cada computador Raspberry Pi conectado.

DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4
DeskPi Super6C, uma mini ITX com cluster Raspberry Pi CM4

Cada unidade CM4 também recebe seu próprio leitor de cartão microSD, conector micro USB 2.0 e conector de ventoinha de 5V. Os computadores Raspberry Pi conversam entre si por meio de uma conexão Ethernet de 1 Gbps.

O primeiro módulo também tem acesso a portas HDMI 2.0 e HDMI 1.4a, duas portas USB 2.0 Tipo A e dois conectores USB Host 2.54 de 4 pinos. A placa também possui duas portas Gigabit Ethernet e 3 conectores de ventoinha de 12V.

O DeskPi vem com uma fonte de alimentação de 100 W com o Super6C, que deve ser capaz de alimentar todo o hardware, bem como alguns conectores conectados.

De acordo com a empresa, os usos potenciais incluem a criação de um servidor doméstico, aplicativos em nuvem auto-hospedados, a criação de um sistema de armazenamento distribuído ou conectado à rede, o desenvolvimento de aplicativos de borda ou o aprendizado de máquina, processamento paralelo ou outros aplicativos.

Você pode encontrar mais detalhes no repositório GitHub do DeskPi.

Esta não é a primeira vez que o DeskPi cria hardware para estender os recursos dos computadores Raspberry Pi.

O DeskPi Pro da empresa foi lançado há alguns anos como um gabinete Raspberry PI que facilita a adição de um disco rígido, e a empresa lançou um DeskPi Lite no início deste ano que não possui suporte para disco rígido, mas torna as portas do pequeno computador mais acessíveis.

Também não é o primeiro computador de cluster compatível com Raspberry Pi que vimos.

No início deste ano, a placa de cluster Turing Pi 2 mini ITX foi pré-encomendada por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Esse modelo suporta até quatro placas Raspberry Pi CM4 (assim como vários outros mini PCs).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.