Dimitri John Ledkov, da Canonical, anunciou que o desenvolvimento do Ubuntu 19.10 está oficialmente aberto. Confira as mudanças e o cronograma.
O desenvolvimento do Ubuntu não para, mal a Canonical lança uma versão e já começa o desenvolvimento da próxima. Mas apesar das primeiras imagens ISO do sistema estarem disponíveis para download ahá poucos dias, só agora o desenvolvimento Ubuntu 19.10 está oficialmente aberto.
Desenvolvimento do Ubuntu 19.10 está oficialmente aberto
Seguindo as imagens ISO compiladas diariamente (daily build), que foram semeadas para testadores públicos na semana passada, o Ubuntu 19.10 entrou oficialmente no desenvolvimento com a série 9 do GCC (Compilador GNU) como padrão para todo o sistema, assim como o Python 3.7 como Python com Python. 3.8, disponível nos repositórios.
O pacote ICU (International Components for Unicode, ou Componentes Internacionais para Unicode) também será transferido para a versão 64.2 ou mais recente no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 19.10, as bibliotecas Boost para a versão 1.70 ou mais recente e a Glibc (Biblioteca GNU C) para a versão 2.30, que deve ser lançado em agosto. Outros componentes incluem o Golang 1.12 e o OpenJDK 11 por padrão.
Sobre o inicio dos trabalhos, Dimitri John Ledkov da Canonical, disse o seguinte:
“Por favor note que o Debian [Buster] está congelado, portanto não deve haver uma grande quantidade de atualizações/mesclagens inicialmente. Mas pode haver um monte de coisas acontecendo se o Debian lançar nos próximos 6 meses. E é hora de começar a pensar em pousar as coisas para o próximo lançamento do LTS.”
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Outras mudanças dignas de nota na próxima versão do Ubuntu 19.10 incluem suporte para as arquiteturas IBM System z (s390x), PowerPC de 64 bits Little Endian (PPC64el) e AArch64 (ARM64) para o instalador do Ubuntu Server.
Além disso, em plataformas x86, o instalador usará links simbólicos para initrd e vmlinuz no diretório /boot em vez de /.
A programação de lançamentos do Ubuntu 19.10 já está disponível, sugerindo que a versão final será lançada no dia 17 de outubro, e que a versão beta deverá estar disponível para testes públicos no dia 26 de setembro de 2019.
O Ubuntu 19.10 deve ser lançado com o próximo ambiente de desktop GNOME 3.34 e provavelmente usará a série de kernel Linux 5.3.
19.10 #Ubuntu "eoan" development is now officially open https://t.co/csuM5tsk3Z … so this is a great time to get involved.
Get in touch (private message) if you want to help out.— Ubuntu Budgie (@UbuntuBudgie) April 30, 2019
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o cliente de podcast Vocal no Linux via Flatpak
- Botnet usa mais de 100 mil dispositivos para lançar ataque a carteira Electrum
- Desenvolvimento do Ubuntu 19.10 está oficialmente aberto
- Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5.0 – Confira as novidades
- Melhores aplicativos de diferentes esportes para Android