O fundador do Linux Mint, Clement Lefebvre informou que o desenvolvimento do Cinnamon 5.4 está em andamento, assim como a base Linux Mint 21.
Nunca que um artigo tão curto quanto o último de Clement Lefebvre disse tanto. A entrada do blog de abril não contém muito texto, mas forneceu pelo menos duas informações importantes.
A primeira é que eles começaram com a base Linux Mint 21. Já sabíamos que eles haviam dado os primeiros passos e que seu codinome será Vanessa, mas agora já podemos dizer que seus motores de desenvolvimento estão funcionando a plena capacidade.
A outra informação importante que eles deram é que o rebase do Mutter for Cinnamon 5.4 está bom e está se tornando cada vez mais estável.
Desenvolvimento do Cinnamon 5.4 está em andamento
Sim. O desenvolvimento do Cinnamon 5.4 está em andamento. No pequeno texto escrito eles também conseguiram colocar que levou tempo para desenvolver a nova ferramenta de atualização, mas que a espera valeu a pena. O que eles tiveram que consertar é que as principais atualizações não eram flexíveis o suficiente e eram muito complicadas.
“A base Mutter para o Cinnamon 5.4 está agora a caminho e se tornando mais estável. O trabalho começou na base do Linux Mint 21.
Os repositórios estão prontos e as imagens do docker também. Um primeiro ISO pré-ALPHA foi criado para identificar possíveis problemas e agora estamos corrigindo o software e encontrando e corrigindo regressões.
Normalmente, trabalhamos primeiro em novos recursos e depois na base e nos bugs perto do final do ciclo de desenvolvimento, quando juntamos tudo na nova base.
Mas desta vez, fizemos o contrário. Ele queria que tratássemos de algumas das novas bibliotecas e mudanças upstream para que pudéssemos ter uma visão clara dos desafios futuros e planejar adequadamente ao priorizar ou adiar o trabalho em alguns dos novos recursos.”
Em relação ao lançamento, Clem limitou-se a dizer que chegará em algum momento do verão e que a atualização será dada sem problemas.