Greg Kroah-Hartman, mantenedor do kernel do Linux, compartilhou alguns detalhes interessantes que mostram que o desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre. Confira!
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
De acordo com alguns benchmarks recentes feitos por um usuário em alguns sistemas Linux que executam novas versões do kernel em uma carga particular em rede, o kernel Linux 4.15 (que foi lançado recentemente) parece estar entre 7 e 9 por cento mais rápido que o kernel 4.11 do Linux.
Desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre
Mas se os novos patches KPTI (Kernel Page-Table Isolation) que atenuam a vulnerabilidade de segurança Meltdown são habilitados no kernel do Linux 4.15, então o desempenho é apenas 1 ou 2 por cento mais lento do que nos sistemas que executam o kernel Linux 4.11.
Em relação a isso, Greg Kroah-Hartman postou o seguinte em sua página no Google+:
“Então, em geral, estamos de volta de onde começamos. O que me faz sentir bem, as mudanças recentes do Meltdown acabam por não ser realmente um grande problema. Mas se você está preso em uma versão antiga do kernel, essa é uma história totalmente diferente.”
Isso deve deve deixar felizes todos os desenvolvedores que trabalharam duro durante os últimos meses para redesenhar o kernel Linux contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, pois haviam inúmeros relatórios sobre o impacto dramático desses patches em sistemas Linux.
Greg Kroah-Hartman recomenda a todos aqueles que usam uma distribuição com um kernel Linux de um ramo mais antigo (ainda que de longo prazo como o Linux 3.10, 4.4 ou 4.9), que atualizem para uma versão mais recente do kernel o mais rápido possível, para que estes possam notar o aumento de desempenho e deixá-los mais seguros.
O kernel mais recente é o Linux 4.15, que foi lançado há poucos dias com inúmeras melhorias de desempenho e vários novos recursos. Se sua distribuição ainda não tiver o kernel Linux mais recente disponível nos repositórios, use o tutorial abaixo para atualizá-la:
Kernel 4.15 lançado com correções para Meltdown e Spectre
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre
- Red Hat compra CoreOS para liderar em Kubernetes e contêineres
- Linux Lite 3.8 lançado – Confira as novidades e baixe
- Usando uma versão desatualizada do Adobe Flash Player no PC? Cuidado!
- Lançado LibreOffice 6.0 com diversas melhorias – Confira!
- Central de Controle do iOS 11 tem opções extras com 3D Touch
- Lançado Vivaldi 1.14 com modo de leitura vertical e outros recursos
- Como instalar o verificador de Specter e Meltdown no Debian