Greg Kroah-Hartman, mantenedor do kernel do Linux, compartilhou alguns detalhes interessantes que mostram que o desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre. Confira!
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
- Como instalar o poderoso servidor de mídia Red5 no Linux
De acordo com alguns benchmarks recentes feitos por um usuário em alguns sistemas Linux que executam novas versões do kernel em uma carga particular em rede, o kernel Linux 4.15 (que foi lançado recentemente) parece estar entre 7 e 9 por cento mais rápido que o kernel 4.11 do Linux.
Desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre
Mas se os novos patches KPTI (Kernel Page-Table Isolation) que atenuam a vulnerabilidade de segurança Meltdown são habilitados no kernel do Linux 4.15, então o desempenho é apenas 1 ou 2 por cento mais lento do que nos sistemas que executam o kernel Linux 4.11.
Em relação a isso, Greg Kroah-Hartman postou o seguinte em sua página no Google+:
“Então, em geral, estamos de volta de onde começamos. O que me faz sentir bem, as mudanças recentes do Meltdown acabam por não ser realmente um grande problema. Mas se você está preso em uma versão antiga do kernel, essa é uma história totalmente diferente.”
Isso deve deve deixar felizes todos os desenvolvedores que trabalharam duro durante os últimos meses para redesenhar o kernel Linux contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, pois haviam inúmeros relatórios sobre o impacto dramático desses patches em sistemas Linux.
Greg Kroah-Hartman recomenda a todos aqueles que usam uma distribuição com um kernel Linux de um ramo mais antigo (ainda que de longo prazo como o Linux 3.10, 4.4 ou 4.9), que atualizem para uma versão mais recente do kernel o mais rápido possível, para que estes possam notar o aumento de desempenho e deixá-los mais seguros.
O kernel mais recente é o Linux 4.15, que foi lançado há poucos dias com inúmeras melhorias de desempenho e vários novos recursos. Se sua distribuição ainda não tiver o kernel Linux mais recente disponível nos repositórios, use o tutorial abaixo para atualizá-la:
Kernel 4.15 lançado com correções para Meltdown e Spectre
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Desempenho do kernel mais recente não é afetado por Meltdown e Spectre
- Red Hat compra CoreOS para liderar em Kubernetes e contêineres
- Linux Lite 3.8 lançado – Confira as novidades e baixe
- Usando uma versão desatualizada do Adobe Flash Player no PC? Cuidado!
- Lançado LibreOffice 6.0 com diversas melhorias – Confira!
- Central de Controle do iOS 11 tem opções extras com 3D Touch
- Lançado Vivaldi 1.14 com modo de leitura vertical e outros recursos
- Como instalar o verificador de Specter e Meltdown no Debian