Descubra como dar um toque de cor no Ubuntu com Yaru Colors

Descubra como dar um toque de cor no Ubuntu com Yaru Colors e deixe seu sistema mais bonito. Conheça e veja como instalar as variantes desse tema.

O Ubuntu 20.04.2 LTS foi lançado recentemente e a oportunidade que ele apresenta é tão boa quanto qualquer outra de entrar no vagão do que ainda é a distribuição de desktop Linux número um.

Com quase um ano de existência e mais quatro de suporte pela frente, o Focal Fossa está no seu momento ideal, por isso aproveitamos para continuar a publicar guias para adaptar o sistema aos nossos gostos e necessidades.

Mas você sempre pode fazer mais coisas e uma que geralmente interessa a muitos é personalizar a área de trabalho, embora como todos nós sabemos o Ubuntu usa GNOME e em termos de questões, GNOME é muito próprio.

É por isso que não é aconselhável sair muito da cerca que os desenvolvedores da Canonical prepararam cuidadosamente.

Descubra como dar um toque de cor no Ubuntu com Yaru Colors

Descubra como dar um toque de cor ao Ubuntu com Yaru Colors
Descubra como dar um toque de cor ao Ubuntu com Yaru Colors

Yaru é o tema visual (estilo de widgets, cores, ícones e GNOME Shell) oficial do Ubuntu, está cada vez mais polido e é uma marca registrada do desktop que também segue de perto a linha marcada pelo GNOME.

Porém, nem todo mundo gosta da combinação e, mudando apenas o suficiente, Yaru Colors é um complemento ideal para fugir do laranja característico, mantendo a essência da distribuição.

Esta é a aparência do Ubuntu Yaru original:

Yaru original
Yaru original

E é assim que algumas das variantes oferecidas por Yaru Colors se parecem:

Yaru Verde
gg
Yaru Cinza

Yaru Amarelo

Descubra como dar um toque de cor ao Ubuntu com Yaru Colors

Descubra como dar um toque de cor ao Ubuntu com Yaru Colors

Descubra como dar um toque de cor ao Ubuntu com Yaru Colors

No total, Yaru Colors oferece até 15 variantes, incluindo temas para todo o conjunto visual e cursores, todos adaptados para os estilos claro e escuro, além de alguns extras, como papéis de parede que não interessam mais.

Se você também quiser personalizar o tema GNOME Shell, deve ter suporte para instalar extensões GNOME e ter instalado a extensão User Themes, bem como o aplicativo GNOME Tweaks para poder alterar os temas graficamente.

Uma vez que esses requisitos sejam atendidos, há duas maneiras de instalar o Yaru Color no Ubuntu: baixando o pacote completo do tema ou instalando-o como Snap; cada um, com suas vantagens e desvantagens.

Como instalar o Yaru Colors como Snap

O pacote Yaru Colors está disponível na Snap Store (loja de aplicativos padrão do Ubuntu), portanto, o processo é rápido e fácil. Após a instalação, você deve executar três comandos por meio do terminal:

for i in $(snap connections | grep gtk-common-themes:gtk-3-themes | awk '{print $2}'); do sudo snap connect $i yaru-colors:gtk-3-themes; done

for i in $(snap connections | grep gtk-common-themes:gtk-2-themes | awk '{print $2}'); do sudo snap connect $i yaru-colors:gtk-2-themes; done

for i in $(snap connections | grep gtk-common-themes:icon-themes | awk '{print $2}'); do sudo snap connect $i yaru-colors:icon-themes; done


E reinicie a sessão ou o sistema.

A vantagem desse método é que os temas também se aplicam a aplicativos Snap, que não são compatíveis com temas de terceiros, como o Yaru Colors. A desvantagem é que funciona quando se sente bem, o que quer dizer (ou essa tem sido nossa experiência)

Como instalar o Yaru Colors como um pacote autônomo

O método de instalação mais eficaz do Yaru Color, portanto, é baixar o pacote completo, descompactá-lo, executar o script de instalação e seguir as instruções.

Abrindo um terminal (menu de contexto) na pasta raiz onde o pacote foi descompactado:

./install.sh

O processo tem mais etapas, mas também é muito simples.

Basicamente, você deve escolher entre as opções exibidas pressionando os números correspondentes (1, 2, 3) até que a instalação seja concluída, incluindo a cópia dos arquivos para os diretórios usuais (“~.local/share/themes/” e “~.local/share/icons/”).

A vantagem desse método é que ele usa os diretórios de usuário clássicos e funciona perfeitamente. A desvantagem, o acima mencionado: os aplicativos Snap não são compatíveis com temas de terceiros e serão exibidos com o tema padrão do GNOME, Adwaita.

Este último pode ser resolvido de forma radical, aproveitando o fato de que o único aplicativo Snap pré-instalado no Ubuntu 20.04 LTS é a própria loja de aplicativos. Todo absurdo que pode ser consertado… desinstalando-o.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.