Desbloquear o bootloader do Pixel 9 quebra alguns apps Pixel AI

Com alguns usuários já recebendo o smartphone do Google, foi descoberto que desbloquear o bootloader do Pixel 9 quebra alguns apps Pixel AI.

Os smartphones mais novos do Google têm câmeras melhores, sensores de impressão digital aprimorados, mais RAM e outras atualizações de hardware quando comparados à geração anterior.

Mas alguns dos principais pontos de venda dos novos smartphones da série Pixel 9 são seus novos recursos de IA.

Agora que os telefones começaram a ser enviados, alguns usuários descobriram que alguns desses recursos de IA param de funcionar se você desbloquear o bootloader do seu telefone.

Desbloquear o bootloader do Pixel 9 quebra alguns apps Pixel AI

Desbloquear o bootloader do Pixel 9 quebra alguns apps Pixel AI

O novo recurso Pixel Screenshots, que permite capturar capturas de tela que são analisadas pela IA do dispositivo Gemini Nano do Google e salvas em um índice pesquisável, permitindo que você peça ao Google informações sobre coisas que você salvou dias, semanas ou meses atrás?

Ele não funciona de jeito nenhum se você desbloqueou seu bootloader. Nem importa se você fez root no seu telefone: se o bootloader estiver desbloqueado, o aplicativo não passará de uma tela que diz que está tentando baixar modelos.

Em um tópico do fórum xda-developers, usuários relataram que outros aplicativos afetados incluem o AI Weather Report, Call Notes (que cria resumos de texto de chamadas telefônicas) e Pixel Studio, um novo aplicativo de geração de imagens.

Algumas pessoas conseguiram fazer alguns desses aplicativos funcionarem em dispositivos desbloqueados e com root usando a versão mais recente do Canary do Magisk, junto com vários módulos adicionais.

Mas até agora o Pixel Screenshots parece funcionar apenas em dispositivos com bootloaders bloqueados.

É possível que os usuários encontrem mais soluções alternativas no futuro.

Mas este é o mais recente de uma lista crescente de exemplos que demonstram que, embora o Android possa ter um núcleo de código aberto, muitos dos aplicativos e recursos que acompanham a maioria dos telefones Android são soluções proprietárias de código fechado que nem sempre podem interagir bem com dispositivos que foram desbloqueados com bootloader ou com root.

E isso é pelo menos tão verdadeiro para os telefones Google Pixel quanto para qualquer outro.

Para ser justo, desbloquear o bootloader de um telefone o torna um pouco mais vulnerável a certas ameaças de segurança, mas também dá aos usuários a liberdade de instalar ferramentas de recuperação personalizadas que podem ser usadas para fazer backup ou restaurar seu dispositivo e instalar software que modifica o comportamento do seu dispositivo de maneiras que normalmente não são suportadas.

Basicamente, isso lhe dá mais controle sobre seu dispositivo.

Para obter esse tipo de controle, no entanto, você tem que abrir mão cada vez mais do acesso a alguns dos recursos disponíveis em dispositivos não rooteados com bootloaders bloqueados.

Sair da versão mobile