Se você ativou um driver proprietário no Ubuntu e não que mais usá-lo, veja como desativar driver proprietário no Ubuntu e resolva seu problema.
Por padrão, o Ubuntu utiliza um driver de código aberto para cada um dos hardwares localizados durante a instalação. Contudo, nem sempre o driver aberto é a melhor opção, e infelizmente, as vezes é necessário usar um driver proprietário.
Obviamente que isso não é uma unanimidade, pois alguns drivers de código aberto são muito bons.
Um bom exemplo dessa situação é o caso das placas de vídeo, que em determinadas utilidades, só oferecem um bom desempenho quando é usado o driver proprietário.
Mas se depois disso você precisar desativar qualquer driver proprietário no Ubuntu, tudo que você precisa fazer é seguir os passos desse tutorial.
Como desativar driver proprietário no Ubuntu
Para desativar driver proprietário no Ubuntu, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Se você estiver usando o Ubuntu com Unity (17.04 ou inferior), clique no Dash e digite “Programas e atualizações”. Depois, clique no ícone do programa para executá-lo;
Passo 2. Se você estiver usando o Ubuntu com Gnome (17.10 ou superior), clique em “Atividades” e digite “Programas e atualizações”. Depois, clique no ícone do programa para executá-lo;
Passo 3. Dentro de “Programas e atualizações”, clique na aba “Drivers adicionais”;
Passo 4. Em “Drivers adicionais”, procure o driver que você quer desativar. Clique na opção “Não usar este dispositivo” que fica abaixo da identificação do driver. Depois, confirme clicando no botão “Aplicar alterações”;
Passo 5. Ao fazer isso, será exibida uma pequena janela pedindo para você autorizar a mudança. Para fazer isso, digite sua senha e clique no botão “Autenticar”;
Pronto! A partir de agora o driver proprietário não será mais utilizado pelo sistema.
Se o driver proprietário que você está usando não está listagem, isso significa que ele foi instalado usando um aplicativo da fabricante do hardware.
Neste caso, você precisará ver no manual do programa como fazer a desinstalação e executar o procedimento estabelecido pela produtora.
Veja também
Se você quiser ativar um driver proprietário no Ubuntu, siga este outro tutorial:
Como ativar um driver proprietário no Ubuntu