E foi lançado o DentOS 2 com suporte a controladores PoE (Power over Ethernet), e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
DentOS é um sistema baseado no kernel Linux e concebido para equipar switches, routers e equipamentos de rede especializados.
O desenvolvimento é realizado com a participação da Amazon, Delta Electronics, Marvell, NVIDIA, Edgecore Networks e Wistron NeWeb (WNC). Inicialmente, o projeto foi financiado pela Amazon para equipar equipamentos de rede em sua infraestrutura.
Para gerenciar a comutação de pacotes no DentOS, é usado o subsistema SwitchDev do kernel Linux, que permite criar drivers para switches Ethernet que podem delegar encaminhamento de quadros e processamento de pacotes de rede para chips de hardware especializados.
O preenchimento de software é baseado na pilha de rede padrão do Linux, no subsistema NetLink e em ferramentas como IPRoute2, tc (controle de tráfego), brctl (controle de ponte) e FRRouting, bem como VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol), LLDP (link camada). Discovery Protocol) e MSTP (Multiple Spanning Tree Protocol).
O ambiente do sistema é baseado na distribuição ONL (Open Network Linux), que por sua vez usa a base de pacotes Debian GNU/Linux e fornece um instalador, configurações e drivers para rodar nos switches.
ONL é desenvolvido pelo projeto Open Compute e é uma plataforma para criar dispositivos de rede especializados que suportam a instalação em mais de cem modelos de switch diferentes. Inclui drivers para interface com indicadores usados em switches, sensores de temperatura, coolers, barramentos I2C, GPIOs e transceptores SFP.
Para gerenciamento, você pode usar as ferramentas IpRoute2 e ifupdown2, bem como gNMI (gRPC Network Management Interface). Os modelos de dados YANG (Yet Another Next Generation, RFC-6020) são usados para definir a configuração.
Agora, uma nova versão do DentOS 2.0 foi lançada recentemente, que inclui suporte para os sistemas Marvell e Mellanox arm64 e amd64 e MAC/ASiC, melhorias de compatibilidade e muito mais.
Novidades do DentOS 2
Nesta nova versão, além da compatibilidade com os sistemas já mencionados no início, também podemos descobrir que foi adicionado suporte de compatibilidade com NAT-44 e NA(P)T para tradução de endereços (NAT) do intervalo interno para público endereços no nível de portas comuns (camada 3, camada de rede) e portas VLAN (pontes de rede) no switch.
Destaca-se também a adição do suporte a controladores PoE (Power over Ethernet) para gerenciamento de Power over Ethernet.
Além disso, foram feitas alterações para melhorar o desempenho e a escalabilidade das configurações de firewall, bem como melhorias no gerenciamento de recursos baseado em ACL.
Por outro lado, observa-se também que foi fornecida a capacidade de conectar drivers personalizados para configurar o isolamento de portas.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do DentOS 2.0:
- Adicionado suporte para sinalizadores para reconhecer endereços IP locais (intranet).
- Fornece opções para configurar interfaces de rede 802.1Q (VLANs) e rotear o tráfego por meio delas.
- Os pacotes IpRoute2 e Ifupdown2 são usados para configuração.
- Com base no “devlink”, uma API para obter informações e alterar os parâmetros do dispositivo é implementada, o suporte para contadores de trap locais e pacotes descartados é implementado.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o DentOS 2
Para aqueles que estão interessados em poder experimentar este sistema, devem saber que ele está disponível para switches baseados em Marvell e Mellanox ASIC com até 48 portas de 10 gigabit.
Além de trabalhar com vários ASICs e chips de processamento de dados de rede, incluindo Mellanox Spectrum, Marvell Aldrin 2 e Marvell AC3X ASICs com a implementação de tabelas de encaminhamento de pacotes de hardware, ele é suportado.
As imagens DentOS prontas para instalação são preparadas para arquiteturas ARM64 (257 MB) e AMD64 (523 MB) e as imagens do sistema podem ser obtidas na página de download da distribuição.
A imagem ISO do DentOS 2 já pode ser baixada acessando
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux