E foi lançado o Deepin 23 com inúmeras melhorias funcionais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O deepin (anteriormente, Deepin, Linux Deepin, Hiweed GNU/Linux) é uma distribuição baseada no Debian (foi baseada no Ubuntu até a versão 15 lançada no final de 2015) que visa fornecer um sistema operacional elegante, fácil de usar e confiável.
Ele não inclui apenas o melhor que o mundo de código aberto tem a oferecer, mas também criou seu próprio ambiente de desktop chamado DDE ou Deepin Desktop Environment, baseado no kit de ferramentas Qt 5.
O Deepin concentra grande parte de sua atenção no design intuitivo. Suas aplicações domésticas, como o Deepin Software Center, DMusic e DPlayer, são adaptadas para o usuário médio.
Por ser fácil de instalar e usar, o deepin pode ser uma boa alternativa do Windows para escritório e uso doméstico.
Agora, foi lançado o Deepin 23.
Novidades do Deepin 23
O novo lançamento brilha com estética atualizada e inúmeras melhorias funcionais atendendo a usuários novos e experientes, então vamos dar uma olhada em todas as novidades.
Antes de mergulhar nos novos recursos, quero destacar que o problema que enfrentamos na versão RC foi corrigido, então um grande agradecimento à equipe de desenvolvimento por seu trabalho duro.
O Deepin 23 estreia com um repositório de sistema revisado que suporta arquiteturas de hardware mais recentes, incluindo ARM64, RISC-V e LoongArch64, o que promete estabilidade e segurança aprimoradas em vários dispositivos.
Também vale a pena mencionar que a introdução de um novo repositório para a versão 23 viu a atualização de mais de 8.000 pacotes principais.
O lançamento apresenta “Atomic Updates”, um novo mecanismo de instalação e atualização projetado para minimizar o uso de espaço em disco durante atualizações e fornecer um backup de sistema flexível e robusto e capacidade de reversão.
Esse recurso é uma virada de jogo para usuários que priorizam a estabilidade e a segurança do sistema durante atualizações.
O Deepin 23 também apresenta “Linyaps”, um sistema de empacotamento inovador que permite que os aplicativos sejam empacotados uma vez e distribuídos em várias plataformas.
Sim, você pode considerá-lo outra alternativa ao Flatpak ou Snaps. É uma questão separada se o ecossistema Linux precisa disso e quanta continuidade ele terá.
Seu principal objetivo é simplificar a implantação de aplicativos e aprimorar a estabilidade do sistema, evitando conflitos entre dependências de aplicativos e sistemas.
Agora chegamos ao principal recurso marcante do Deepin — seu Deepin Desktop Environment (DDE) com suporte interno, que passou por uma reformulação abrangente na versão 23.
O lançamento apresenta uma nova barra de tarefas, iniciador e uma variedade de temas de personalização refinados e atraentes.
O gerenciamento do sistema e as melhorias na interação do usuário prometem uma transição perfeita para usuários que atualizam de outros sistemas.
O Centro de Controle e o redesenho da barra de tarefas otimizam a experiência do usuário com um layout mais lógico e recursos de interação intuitivos.
O Deepin 23 estende sua funcionalidade com recursos aprimorados de colaboração entre dispositivos, permitindo compartilhamento mais fácil de arquivos e operações em vários dispositivos e sistemas.
Esses recursos incluem suporte para transferências de arquivos, compartilhamento de área de transferência e compartilhamento de cursor entre o Deepin e outros sistemas operacionais, como o Windows.
A nova versão aprimora seus recursos de sincronização em nuvem, agora com suporte à sincronização de dados do navegador e agendas de calendário, proporcionando assim uma experiência de usuário mais integrada em diferentes dispositivos.
Além disso, o Deepin V23 integra o UOS AI, que se conecta a modelos de IA para aprimorar tarefas diárias com recursos como edição de imagens, gerenciamento de e-mail e pesquisa global dentro do sistema operacional.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Deepin 23
A imagem ISO do Deepin 23 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux