Apenas um dia depois que a Microsoft apresentou a chegada da distribuição Kali Linux na Windows 10 Store, a empresa anunciou que já é possível ter o Debian no Windows, pois a distro também já está disponível na Windows 10 Store. Confira os detalhes desse anúncio.
- Como instalar o baixador de streaming de vídeo streamCapture2 no Linux
- Como transmitir mídia do Gnome para o Chromecast com o Cast to TV
- Como assistir e baixar vídeos do YouTube com o Totem
- Como instalar o reprodutor Clementine no Linux via Flatpak
- Usando o Google Play Music a partir do terminal com o JAM
Agora, a Microsoft tornou possível baixar e instalar o Kali Linux diretamente da Windows 10 Store, caso o recurso Windows Subsystem for Linux (WSL) esteja ativado, do mesmo modo que já é feito com o Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, Kali e outras distros que já são suportadas.
O Debian é uma das distribuições Linux mais populares e queridas, e também é base de diversas outras distros, algumas também muito populares como o Ubuntu, Kali, Mint e etc. Então, era só uma questão de tempo para que ela chagasse à loja do Windows.
Debian no Windows – Distro também já está disponível na Windows 10 Store
Em um anúncio empolgado, Tara Raj, Product Manager da Microsoft, falou da chegada do Debian à loja do Windows:
“Estamos ansiosos para anunciar que agora você pode baixar e instalar o Debian através da Windows 10 Store. Depois de anunciarmos que você poderia instalar e executar várias distros lado a lado no WSL, estamos felizes em apresentar uma outra de suas distribuições Linux favoritas para a loja do Windows.”
Se você ainda não conhece, o WSL ou Windows Subsystem for Linux, é a arma da Microsoft para levar desenvolvedores e administradores que precisam de recursos do Linux, enquanto usam o Windows. O recurso torna possível usar distribuições Linux dentro do sistema da empresa, e assim deixar usuários Linux mais a vontade.
Apesar disso, é importante lembrar que, embora seja possível “instalar” uma distro a partir da Windows Store, você não estará instalando uma distribuição Linux com ambiente de desktop gráfico, servidor de exibição e conjunto de aplicativos X11. Obviamente que já teve gente tentando fazer isso.
Como executar o Debian no WSL no Windows 10
Então, tal como acontece com o Kali Linux, Ubuntu, OpenSuSE e outras distros suportadas, agora você pode baixar e instalar o Debian em sua máquina Windows 10 diretamente a partir da Windows 10 Store, mas claro, somente se você habilitar o WSL.
Para habilitar o recurso WSL no Windows 10, tudo o que você precisa fazer é abrir o PowerShell como Administrador e executar o seguinte comando:
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
Reinicie seu computador e então baixe e instale o Debian a partir da Windows Store.
Claro, para que tudo isso funcione corretamente, você terá que executar o Windows 10 Fall Creators Update ou uma versão posterior.
Assim que o Debian estiver instalado com sucesso no Windows 10, você pode facilmente iniciar o sistema operacional Linux a partir do Menu Iniciar, e uma janela de console será aberta imediatamente, para concluir a instalação. Em algum momento, você será solicitado a criar um usuário Linux e a atribuir uma senha.
Pronto! Agora, você pode aproveitar o sistema operacional Debian instalado em seu computador com Windows 10 e acessará mais de 51,000 pacotes dos repositórios de software oficiais do sistema operacional universal.
Vale lembrar que a Microsoft também oferece as distribuições Ubuntu, Fedora, OpenSuSE e Kali Linux no WSL, através da Windows 10 Store.
Entenda melhor o Debian no Windows
Para saber mais sobre o Debian no Windows, confira o anúncio.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Conheça algumas funções do Android que você deveria desativar
- KDE Plasma 5.12.3 lançado com algumas correções de erros
- Debian no Windows – Distro já está disponível na Windows 10 Store
- KaOS 2018.03 lançado com KDE Plasma 5.12 LTS! Confira!
- Boa! Já é possível executar o Linux no PlayStation 4