Após uma votação realizada nas últimas duas semanas, o Debian irá incluir firmware não-livre no instalador, e facilitar a vida dos usuários.
O Debian sempre buscou aderir ao espírito do FOSS o mais próximo possível. Como resultado, seus desenvolvedores são conhecidos por sua abordagem cuidadosa ao software incluído na distribuição.
No entanto, os tempos estão mudando. Isso exige evoluir e se adaptar às novas realidades ou recusar-se obstinadamente a aceitá-las, colocando seu futuro em risco. Felizmente, os desenvolvedores do Debian optaram pela primeira opção.
Agora, em uma votação realizada nas últimas duas semanas, os desenvolvedores do Debian decidiram incluir firmware não-livre por padrão no instalador do Debian.
Debian irá incluir firmware não-livre no instalador
Como você provavelmente sabe, o firmware não livre não é carregado por padrão nos sistemas Debian. Isso significa que o adaptador WiFi, por exemplo, quase certamente não funcionará.
Como resultado, isso pode desencorajar qualquer usuário iniciante do Linux a deixar o Debian em favor de outra distribuição. Algo que os desenvolvedores do Debian aceitaram no interesse de aderir cuidadosamente aos princípios FOSS.
Mas, como dito anteriormente, os tempos estão mudando. E para atender às expectativas dos usuários modernos, o Projeto Debian optou por mudar sua abordagem ao software que é instalado por padrão pelo instalador.
Ao contrário de muitas distribuições Linux de propriedade corporativa, onde as escolhas são feitas autocraticamente, e todos os outros são forçados a aceitar um fato consumado, o Debian toma decisões da maneira mais democrática possível – através de eleições e votação.
Para esse propósito, uma votação entre os desenvolvedores Debian foi planejada entre 18 de setembro e 1º de outubro para permitir a inclusão de software não-livre no instalador. Havia seis alternativas para escolher.
- Apenas um instalador, incluindo firmware não livre
- Instalador recomendado contendo firmware não livre
- Permitir a apresentação de instaladores não livres ao lado do gratuito
- Instalador com software não-livre não faz parte do Debian
- Alterar o SC para firmware não livre no instalador, um instalador
- Alterar o SC para firmware não livre no instalador, mantenha ambos os instaladores
Os resultados da votação, que foram anunciados ontem, 2 de outubro, mostram que a opção 5 (Alterar SC para firmware não livre no instalador, um instalador) foi a mais votada.
Aqui você encontrará a apresentação gráfica do voto.
O que acontece a partir daqui
Devo enfatizar que esta é, na minha opinião, uma das mudanças mais significativas no Projeto Debian nos últimos anos. Uma mudança que afeta a visão e a filosofia da distribuição.
Primeiro, o Contrato Social Debian (Debian Social Contract, SC), um documento que enquadra a agenda moral do Projeto Debian, é substituído por uma nova versão que é idêntica à versão existente em todos os aspectos, exceto pela adição da seguinte declaração no final de ponto 5:
“A mídia oficial do Debian pode incluir firmware que não faz parte do sistema Debian para permitir o uso do Debian com hardware que requer tal firmware.”
Então, em geral, se o instalador do Debian achar que você tem hardware que precisa de firmware proprietário, ele irá carregá-lo automaticamente.
Mas, tão importante quanto, os usuários do Debian receberão atualizações de segurança e importantes patches de firmware, assim como qualquer outro software instalado.
Atualmente, não há informações sobre quando os desenvolvedores atualizarão as imagens oficiais de instalação ISO do Debian para incluir o novo firmware não-livre no instalador padrão do Debian, mas é esperado em breve.
Acho que incluir firmware não-livre no instalador padrão do Debian é um passo na direção certa. Mas, é claro, sempre haverá puristas que acharão essa mudança inaceitável no contexto de uma das distribuições mais antigas e mais relacionadas às distribuições Linux FOSS.
Por outro lado, esta mudança fará com que o Debian se sinta mais “inteiro” out of the box.
E esperamos que isso ajude a promover o Debian para um público ainda mais amplo, em vez de desencorajar as pessoas, como faz atualmente devido à falta de suporte a WiFi (ou outro hardware) em suas imagens ISO oficiais.