O projeto Debian GNU/Hurd anunciou o lançamento do Debian GNU/Hurd 2023. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
Debian GNU/Hurd é uma variante do sistema operacional Debian com o kernel Hurd rodando sobre o microkernel GNU Mach, diferente da grande maioria das variantes do GNU, que funcionam com o kernel Linux. Todo os programas incluídos na distribuição, são softwares livres.
Também diferente da maior parte das variantes do Debian, que usam a versão estável do sistema, o Hurd utiliza como base o Debian instável e está sob desenvolvido ativo.
Por conta disso, o sistema não fornece o desempenho e a estabilidade que você esperaria de um sistema em produção, e portanto, deve ser usado com cuidado e constante alerta. Por causa disso, a melhor de testar o sistema é dentro de uma VM, como o qemu.
Agora, foi lançado o Debian GNU/Hurd 2023.
Novidades do Debian GNU/Hurd 2023
Após o lançamento do Debian 12.0 neste fim de semana, foi lançada a porta Debian GNU Hurd que, em vez de utilizar o kernel do Linux, está fazendo uso do GNU Hurd.
O Debian GNU/Hurd 2023 foi lançado como um lançamento não oficial para esta variante do Debian que depende do GNU Hurd em vez do kernel do Linux.
Ele é semelhante ao extinto Debian GNU/kFreeBSD que anteriormente fornecia o espaço de usuário do Debian, mas com o kernel do FreeBSD. No caso do Debian GNU/Hurd é ainda menos prático devido às muitas limitações do Hurd e seu suporte de hardware primitivo.
Debian GNU/Hurd está atualmente disponível para i386 e pode compilar cerca de 65% do repositório Debian.
Desde o lançamento anterior do Debian GNU/Hurd, o suporte a APIC, SMP e 64 bits melhorou muito, mas ainda é um trabalho em andamento. O driver de disco userland baseado em rump também foi aprimorado e também houve muitas correções.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Debian GNU/Hurd 2023
A imagem ISO do Debian GNU/Hurd 2023 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux