Mais um ano, mais um aniversário, e o Debian completou 30 anos! Parabéns Debian! Conheça a história dessa importante distro que gerou várias outras.
Exatamente no dia 16 de agosto, 30 anos atrás, o Debian, uma das distribuições Linux mais antigas e populares de hoje, começou sua jornada para se tornar uma lenda.
Debian completou 30 anos! Parabéns Debian!
Sim. Hoje é o Dia do Debian e o dia em que o sistema operacional universal Debian GNU/Linux e o Projeto Debian apoiado pela comunidade fundado por Ian Murdock completam 30 anos.
Acredite ou não, já se passaram 30 anos desde que o falecido Ian Murdock anunciou o Projeto Debian em 16 de agosto de 1993, e o lançamento inicial do Debian um mês depois, em 15 de setembro, em uma tentativa de desenvolver o “Sistema Operacional Universal”.
No mês passado, comemoramos o 30º aniversário do Slackware como a distribuição Linux mais antiga ainda sendo mantida ativamente, e agora é hora de comemorar o 30º aniversário do Debian.
Agora, 30 anos depois, o Debian está sendo usado por milhões de usuários em todo o mundo, seja diretamente usando o sistema operacional Debian GNU/Linux ou usando um de seus numerosos derivados, como o muito popular Ubuntu ou Linux Mint.
Sem mais delongas, gostaria de desejar à equipe por trás do Projeto Debian um grande FELIZ ANIVERSÁRIO! As festas acontecerão na Bélgica, Bolívia, Brasil, República Tcheca, Alemanha (CCCcamp), Portugal e Turquia. Você está convidado a participar em https://wiki.debian.org/DebianDay/2023.
Enquanto isso, o Projeto Debian continua o trabalho nos lançamentos atuais e futuros do sistema operacional Debian GNU/Linux para nos dar os melhores lançamentos possíveis.
Eles acabaram de lançar o Debian GNU/Linux 12.1 como a primeira atualização estável para a série Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, enquanto estão trabalhando duro no próximo grande lançamento, Debian GNU/Linux 13 “Trixie”, como o primeiro lançamento para oferecer oficialmente suporte para a arquitetura de hardware RISC-V.