Debian completou 29 anos! Parabéns Debian!

No último dia 16 de agosto o Debian completou 29 anos. Conheça a história dessa importante distribuição que gerou várias outras.

Exatamente no dia 16 de agosto, 29 anos atrás, o Debian GNU/Linux, uma das distribuições Linux mais antigas e populares de hoje, começou sua jornada para se tornar uma lenda.

O mundo Linux é diversificado. Então, é claro, cada uma das centenas de distribuições Linux tem seu aniversário. No entanto, alguns merecem ser reconhecidos acima de todos os outros, e o Debian é um deles.

Debian completou 29 anos! Parabéns Debian!

Debian completou 29 anos! Parabéns Debian!
Debian completou 29 anos! Parabéns Debian!

Em 16 de agosto de 1993, o Projeto Debian foi oficialmente fundado por Ian Murdock (então estudante de graduação na Purdue University).

Naquela época, o conceito de uma “distribuição Linux” era novo. Então Ian pretendia que o Debian fosse uma distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e GNU.

O Debian foi a única distribuição aberta para cada desenvolvedor e usuário contribuir com seu trabalho quando começou. Além disso, a criação do Debian foi patrocinada pelo projeto GNU da FSF por um ano (novembro de 1994 a novembro de 1995).

Hoje, 29 anos depois, Debian é um nome que dispensa maiores apresentações. Sua contribuição para o que agora chamamos de Linux pode ser resumida em uma única palavra: fundamental.

Sim, centenas de distribuições Linux estão disponíveis hoje, mas as que podem ser chamadas de originais, criadas do zero, podem ser contadas nos dedos. Um deles é o Debian.

Muitos nomes conhecidos no mundo Linux hoje podem ser rastreados até sua base sólida. Basta mencionar nomes como Ubuntu, Kali Linux, Deepin, MX Linux, etc. Mais precisamente, referindo-se ao DistroWatch, cerca de 120 outras distribuições Linux são baseadas no Debian atualmente.

E isso não é por acaso. O Debian fez seu nome como um sistema operacional que fornece estabilidade e confiabilidade intransigentes, permanecendo uma das distribuições Linux mais próximas do espírito do GNU e do Open Source.

Então, se fizermos uma pequena digressão, compararíamos o Debian a um de nossos melhores amigos de infância. Estável e atemporal, comprovadamente leal e confiável ao longo dos anos, pronto para atender a todas as suas necessidades.

Você sabe, tantas distribuições Linux surgiram no horizonte. Infelizmente, alguns não resistiram ao teste do tempo. Mas o Debian sempre foi e continua sendo uma constante.

Toda a nossa equipe na Linuxiac tem o maior respeito pelo projeto Debian, e queremos expressar nossa gratidão por tudo que deu à comunidade Linux com este artigo.

Finalmente, mal podemos esperar para ver o que o Debian tem reservado para nós no próximo ano, quando comemorar seu 30º aniversário, com o então esperado lançamento do Debian 12 “Bookworm”.

Feliz 29º aniversário, Debian GNU/Linux! Desejamos a você pelo menos mais 29 anos fantásticos, durante os quais, como antes, você continuará a provar o poder da comunidade Open Source todos os dias.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.